Atriz Tilda Swinton presidirá júri do Festival de Berlim 2009

JB Online

RIO -

A organização do Festival de Berlim anunciou hoje que a atriz escocesa Tilda Swinton, ganhadora do Oscar de Atriz Coadjuvante desse ano pelo filme Conduta de risco, presidirá o júri oficial de 2009. Além de atriz premiada, Tilda fundou e produziu em sua cidade natal, Nairn o festival Theh Ballerina Ballroom Cinema of Dreams, evento dedicado à redescoberta de clássicos do cinema mundial.

Estou muito satisfeito com a confirmação da maravilhosa Tilda Swinton na presidência do júri de 2009 comentou Dieter Kosslick, diretor da Berlinale, como o festival é carinhosamente conhecido. A presença dela na tela tem deixado uma impressão indelével no cinema inovador contemporâneo.

Tilda estreou no cinema em Caravaggio (1986), de Derek Jarman, filme ganhador do Urso de Prata do Festival de Berlim daquele ano. A atriz e o diretor inglês mantiveram uma longa e produtiva amizade, até a morte deste, em 1994. Tilda participou do Festival de Berlim desse ano, onde foi promover Julia, de Eric Zonca, um dos títulos da competição, e apresentar o documentário Derek, de Isaac Julien, um retrato íntimo de Jarman, escrito e co-produzido pela atriz. A Berlinale 2009 se realiza entre os dias 5 e 15 de fevereiro.