Novo lounge traz música clássica para balançar o esqueleto, no 00

Monique Cardoso, JB Online

RIO - A cena da música clássica carioca ganha nesta quarta-feira, dia 12, uma sacudida daquelas. Estréia, no 00, na Gávea, a partir das 21h, o Lounge C, projeto mensal que vai unir a música clássica às batidas eletrônicas em um ambiente em que uma verdadeira escultura ótico-sonora traz projeções de imagens especialmente criadas e sincronizadas com o áudio. O formato é inspirado em iniciativas semelhantes, também de vanguarda, em países como Alemanha, Inglaterra e Finlândia. A idéia é promover um grande crossover. As propostas para este ambiente, em que se respira novidade, apostam na quebra de paradigmas. Para a estréia, o repertório do Quarteto Rio de Janeiro, liderado pelo violinista Felipe Prazeres, se mistura ao som do DJ Marcelinho da Lua. A idéia é que, além destas performances no 00, o Longe C funcione também dentro de eventos e festivais de moda, música, artes cênicas e cinema da cidade.

O Lounge C reúne mentes criativas de diversas áreas: músicos, DJs, produtor musical, fotógrafo, ilustrador, editor de cinema, designer, diretor de arte, uma consultora de música clássica e o produtor do projeto. Juntos, eles criaram um ambiente com programação musical e visual inovadoras. A iniciativa já existe em países como Alemanha, Inglaterra, Finlândia e Islândia.

A ambientação se dará por meio de uma série de Light Sculptures (uma escultura com cerca de 4 metros e mais uma, clone, instalada no espaço). Uma experiência visual através de projeções sincronizadas com o áudio, recriando suas formas com animações videográficas inéditas.

Na música, o DJ e produtor Marcelinho da Lua vai acomapnhar, com batidas eletrônicas, a performance ao vivo do Quarteto Rio de Janeiro, comandado pelo violinista e spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica Felipe Prazeres. Uma conversa do eletrônico com o clássico e a produção de crossover entre os estilos. No repertório, peças de Vivaldi e Beethoven proporcionando ao público acesso a mais genuína música clássica.

Nas imagens que vão dar vida ao ambiente vai o dedo mágico do diretor de arte de Jair de Souza, um dos maiores nomes do design brasileiro. A idéia, de acordo com o produtor responsável é emprestar arte ao ambiente lounge, normalmente usado como espaço secundário, meio sem personalidade, de grandes shows, festivais de músicas e artes cênicas, desfiles de moda.

Serviço:

Lounge C 00 Rua Padre Leonel Franca, 240 - Gávea tel: 2540-8041 / 42

Dia 12 de novembro, quarta-feira, a partir de 21h

Ingressos: R$ 20,00 (lista e antecipado) e R$30,00 na porta

Capacidade: 500 pessoas

Classificação etária: 18 anos.