Crombie vence a primeira eliminatória do BdeBanda do Jornal do Brasil

JB Online

RIO - Nem mesmo a segunda-feira chuvosa espantou o público que compareceu a boate Melt, no Leblon, para conferir a primeira eliminatória do concurso BdeBanda de bandas independentes ,realizado pelo Jornal do Brasil.

Na noite de estréia, seis grupos se apresentaram disputando uma vaga na fase final, marcada para o dia 15 de dezembro, no teatro Odisséia, e um grupo convidado, o NV, encerrou as apresentações enquantos os votos dos jurados e do público eram contados. Os shows dos grupos Tapete Red, Crombie, Vulgare, Posto 13, Nigro e os Mojitos e Mimesis duraram cerca de meia hora cada, sempre com a execução de três músicas de seus repertórios originais. O grande vencedor foi o grupo Crombie, o primeiro classificado para a finalissíma.

A votação popular do público presente seguiu a tendência atual, aonde a música dialoga cada vez mais com a tecnologia, com sites como o YouTube e o MySpace, sendo realizada através de um laptop montado no primeiro andar da casa de shows, com contagem de votos em tempo real. O júri, formado por alguns integrantes da equipe do Jornal do Brasil, além de convidados ligados ao meio musical, avaliaram os grupos em cinco quesitos, que recebiam notas de cinco a dez: canção, arranjo, cantor, performance e empatia com o público.

Cada grupo levou a sua porção de amigos e familiares para fazer torcida e o primeiro a subir ao palco montado no segundo andar da casa foi o Tapete Red, cujos integrantes aparentavam serem os mais jovens músicos se apresentando na noite. Com influências do britpop, de grupos como o Oasis e o Snow Patrol, o grupo mostrou um som um pouco cru, sonoridade comum em bandas iniciantes. O vocalista do quarteto terminou sua apresentação falando sobre as outras bandas com ares de fã, mostrando que a o clima de amizade imperava apesar da única vaga sendo disputada pelos seis grupos.

Com um rápido intervalo, período necessário apenas para a montagem de uma nova bateria (cada baterista usou a sua), o segundo grupo, o Crombie, que se tornaria o campeão da noite, começou uma apresentação onde a influência de sonoridades brasileiras, como Gilberto Gil, Djavan e Lulu Santos pôde logo ser percebida. O vocalista Paulo Nazareth, que também tocava um violão parecido com o instrumento usado por Caetano Veloso durante sua temporada de shows Obra em progresso em maio deste ano (vazado composto praticamente apenas por um braço, uma borda e os captadores), mostrou maior intimidade com o palco e ficou à vontade para apresentar seu repertório. Em seguida foi a vez do grupo Vulgare, que fez uma apresentação um pouco fria, onde os integrantes passaram quase toda a performance reclamando de problemas técnicos. Com influências de Los Hermanos, mas com guitarras distorcidas, o grupo mostrou um som com potencial, mas que ainda precisa de ajustes.

Com instrumental bem ensaiado, com violão, baixo, bateria e guitarra, o grupo Posto 13, deu continuidade a maratona musical e mostrou um repertório influenciado pelo rock brasileiro produzido na década de 80, de grupos como Barão Vermelho e Blitz. O grupo obteve boa resposta do público, recebendo grandes aplausos ao fim de cada uma das três faixas apresentadas. Ficou à cargo do grupo seguinte, Nigro e os Mojitos, de traz uma sonoridade mais pesada às apresentações da noite, influencidada por grupos clássicos como AC/DC e Rolling Stones. Encerrando a parte competitiva da noite, o grupo Mimesis mostrou uma apresentação marcada por produção com folders sobre o grupo distribuídos ao jurados e muitos simpatizantes com camisas onde lia-se o nome do grupo. Com um som influenciado por Crosby, Stills, Nash and Young e Beatles, o vocalista César Couto aproveitou para agradecer a participação no concurso e levantando a bandeira do rock independente, afirmou que o importante é estar ali tocando e não disputando.

Enquanto os votos eram contados, o veterando grupo NV se apresentou mostrando um som pesado, com marcas de Metallica e Megadeth. Depois de uma apresentação vigorosa, capaz de deixar surdos os integrantes das outras bandas, que esperavam ansiosas pelo resultado, o sexteto que forma o Crombie recebeu com surpresa o resultado do concurso, quando foram anunciados vencedores. Do lado de fora da casa de shows, enquanto esperavam para ir embora, o grupo era só sorrisos e comemorava a classificação ligando para amigo que não puderam comparecer.

- Ganhamos cara! Brincadeira, não ganhamos não....Falando sério, ganhamos sim - brincava ao telefone um dos integrantes do grupo.

A próxima etapa do BdeBanda acontece na próxima segunda-feira, dia 17, quando outros seis grupos (Quickk, Planar, Wagner José e Seu Bando, Ganeshas, Unidade Imaginária e Enverso) disputam outra vaga na final. O grupo convidado Macanjo fecha as apresentações.