Carlos Fuentes é homenageado em seu aniversário de 80 anos

JB Online

RIO - Carlos Fuentes, principal escritor vivo do México, completa 80 anos nesta terça-feira. Por isso, ganha inúmeras homenagens naquele país: escolas e bibliotecas farão leituras de sua obra; e o próprio Fuentes participará de uma cerimônia, no Auditório Nacional, com a presença de políticos, cineastas e outros escritores, como os prêmios Nobel Nadine Gordimer e Gabriel García Márquez. Na ocasião, o autor explicará como concebeu algumas de suas obras.

O evento desta terça faz parte do Congresso Internacional "A região mais transparente: 50 anos depois", em referência ao título de seu primeiro romance, que completa, também este ano, meio século de publicação. Depois dele, Fuentes já lançou outros 17 livros.

Seu mais recente romance, lançado há poucos dias no México, chama-se La voluntad y la fortuna, e se inspira no mito de Caim e Abel para retratar a violência no México.

- Escrevi a história antes de se registrarem os vários casos de decapitados. Queremos ser escritores, e não profetas. A realidade supera a ficção - disse ele à agência AFP, acrescentando que a única saída para frear a violência em seu país é a legalização das drogas.