No novo show de Leoni, fã sobe ao palco e seleciona o repertório

Ricardo Schott, JB Online

RIO - Acostumado a dar presentes aos fãs músicas que faz e põe à disposição de graça em seu site Leoni não esperava que um de seus mimos fosse dar tanta audiência. Em julho, além de lançar o single Dá pra rir e dá pra chorar, iniciou um concurso para que os fãs fizessem versões da música e as colocassem no YouTube o melhor intérprete, na votação dos fãs, o acompanharia no show que o cantor faz nesta terça-feira no Canecão. Seus fãs vão ouvir a música na interpretação do autor e da cantora curitibana Lorenza Pozza, 20 anos cujo vídeo, um dos últimos a serem inscritos, teve mais de 10 mil acessos.

Leoni pode subir ao palco aliviado: além de lançar um talento e divulgar sua canção, a audiência de seu endereço eletrônico, que já era grande, triplicou.

Selecionei por nota, mas, se desse empate, o critério seria a visitação diz o cantor, armado de paciência para lidar com o mundo democrático da web. Você acaba não tendo controle sobre os vídeos. Os amigos dos candidatos se juntavam para aumentar as notas, teve gente que tirou vídeos porque achou que estivesse indo muito mal. Analisamos cada caso com calma. Depois, sobraram 35 vídeos, dos quais tiramos nove finalistas.

Divulgado o resultado, alguns fãs reclamaram que Lorenza tenha sido uma das últimas a se inscrever. A cantora não é mais uma principiante participou, quando criança, do programa Gente inocente, da Rede Globo, e chegou a trabalhar numa trama do SBT, Jamais te esquecerei (2003).

Ela teve excelente votação. Recebi um vídeo dela gravado em estúdio, que temi que fosse playback, e pedi que me mandasse algo ao vivo. Veio um ótimo vídeo de voz e piano defende o cantor, que vende no Canecão a camiseta de sua nova turnê, desenhada pela designer-fã mineira Jéssica Nery. Essas ações dão trabalho, mas o artista tem que procurar seu público. É assim que se cria uma rede, de gente que quer saber o que estamos fazendo e avisa aos amigos.

Lorenza se espelha no ídolo.

O Leoni é um dos cantores brasileiros que mais sabem lidar com a rede diz a fã, que recentemente, em sua terra natal, participou do projeto Lolly Live PA, com releituras eletrônicas de canções pop nacionais.

A democracia continua na escolha do repertório, feita pelo público no site. Além do mais recente presente , Noite perfeita, há canções como Temporada das flores, Exagerado (dele, de Cazuza e de Ezequiel Neves) e músicas do Kid Abelha. Participando, além de Lorenza, aparecem os amigos George Israel e Pepeu Gomes.

Acho que hoje nenhuma gravadora pode fazer por mim o que já faço diz Leoni, que planeja um EP, independente, para o Natal.