Artistas holandeses, Haas & Hahn, inauguram pintura na Vila Cruzeiro

JB Online

RIO - Haas & Hahn é o nome artístico da dupla de holandeses Jeroen Koolhaas e Dre Urhahn, que desde 2006 vêm encabeçando um movimento artístico em comunidades de baixa renda no Rio, mais especificamente na comunidade da Vila Cruzeiro.

Daí surgiu o projeto Favela Painting. Criando uma série de pinturas murais em diversos pontos da favela, estas intervenções na comunidade são conduzidas com o objetivo de extraírem atenção positiva dos meios de comunicação e da população em geral.

O resultado pode ser visto através do sentimento de orgulho, auto-estima e amor próprio por parte dos moradores que participam deste processo. Criadas junto com os jovens locais, as pinturas estimulam a imaginação destes adolescentes e oferecem uma alternativa à vida do crime.

Enfim, após 8 meses de pintura, a dupla está pronta para apresentar seu mais novo trabalho: Rio Cruzeiro, uma pintura de 2.000 metros quadrados, feita com acrílico e concreto nas paredes que escoram a escadaria da Rua Santa Helena e atravessa a Vila Cruzeiro.

- A partir dos desenhos que o designer e tatuador Rob Admiraal deixou projetado aqui, estamos descrevendo através da pintura um rio enorme, inspirados pelo tradicional estilo japonês - anima-se Dre.

- Pintamos com um grupo de jovens da comunidade, ensinando-lhes uma habilidade nova e criando oportunidades de trabalho. É isso que estamos tentando fazer aqui e temos certeza que todo esse esforço está valendo a pena - complementa Jeroen.

A inauguração será neste sábado, dia 18, a partir das 15h, com recepção no Espaço IBISS.

- Faremos uma grande abertura no local da pintura, dando boas-vindas a todos que estão interessados em visitar a Vila Cruzeiro e ver com seus próprios olhos como está bonito o resultado deste "projeto-arte", afirma a dupla holandesa. Mas a festa não pára por aí. Haverá possibilidade de tirar fotos panorâmicas, excursões guiadas, exposição, DJs locais e internacionais nas pick-ups, diversão para garotada e, naturalmente, bebida e alimentação (churrasquinho no espeto não pode faltar). Uma oportunidade única de unir favela e asfalto de forma saudável e artística, com toda segurança e tranquilidade.

- Também vivemos aqui na Vila Cruzeiro e tentamos ter vidas normais. Mais é muito difícil quando sua comunidade está sujeita a uma guerra sangrenta entre polícia e tráfico. Quando os povos vivem com pobreza, violência e exclusão social, suas crianças sofrem uma falta total de oportunidade, da beleza e de uma razão de sonhar - desabafam os artistas.

Durante tanto tempo de trabalho na Vila Cruzeiro, o Favela Painting testemunhou diversas invasões e lutas armadas que duravam dias incontáveis. Essa guerra interrompia não somente o trabalho deles, mas principalmente as vidas de milhares de famílias na comunidade. Nada que desanime Haas & Hahn.

Eles já estão trabalhando num livro a ser publicado sobre o projeto e planejam realizar novas obras em outros lugares do mundo que sofrem problemas sociais similares. Mais informações em www.favelapainting.com.

Serviço

Inauguração da exposição "Rio Cruzeiro"

18 de outubro - 15h

Espaço IBISS Instituto Brasileiro de Inovações Saúde Social (Estrada José Ruças, 1266 Penha)

Entrada Franca