Biografia de Lula em inglês é lançada em Londres

Portal Terra

SÃO PAULO - Uma biografia em inglês do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicada pela Zed Books, será lançada hoje em Londres. De autoria do britânico Richard Bourne, professor da London University, Lula of Brazil - The Story so Far é descrito como 'a história de um homem contra a história contemporânea de um poder emergente'.

O livro conta a história de Lula desde os tempos de infância, quando vivia na pobreza do Nordeste brasileiro. Relata como ele foi para São Paulo, em 1970, trabalhar na indústria metalúrgica, e como se tornou um militante, vindo a fundar, em 1980, o Partido dos Trabalhadores (PT).

Richard Bourne também retrata na biografia as tentativas frustradas de Lula de chegar à presidência, entre 1989 e 1998; o seu triunfo em 2002, quando foi eleito pela primeira vez; e a posterior reeleição, em 2006. Além disso, o livro fala das crises internas enfrentadas por Lula e as suas relações com países como os Estados Unidos.

Bourne, que veio pela primeira vez ao Brasil em 1965, como jornalista do The Guardian, já escreveu inúmeros livros sobre a América Latina. Posteriormente, Bourne fundou a unidade de estudos políticos da comunidade britânica do Instituto Britânico da Universidade de Londres.