Prefeitura lança guia do pólo gastronômico do Lebon

JB Online

RIO - A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Turismo/Riotur, lança na tarde desta sexta-feira, no Bar Bohemia, na Cobal do Leblon, o guia do pólo gastronômico do Leblon. O evento será ainda, cenário para a abertura do Festival Pinga + feijão. Organizado pelos 27 empresários do Pólo, um concurso elegerá o melhor prato feito a partir de feijão e o mais saboroso drink com cachaça.

O guia faz parte de uma coleção com mais 11 números. Já foram editados os exemplares de Santa Teresa, Botafogo, Praça XV, Novo Rio Antigo (Lapa e Cinelândia) e Lagoa Rodrigo de Freitas. A proposta tem como meta, além de divulgar os serviços dos estabelecimentos dos pólos, oferecer aos turistas e cariocas roteiros gastronômicos de qualidade e que, acima de tudo, se identifiquem com a cultura e com a energia do Rio de Janeiro.

As publicações, ricas em fotografias, contam um pouco da história, as curiosidades e os destaques dos cardápio dos bares e restaurantes elencados. O guia conta ainda com mapas coloridos e opções de transportes diretos para os pólos.

- Os pólos gastronômicos, assim como os culturais, são iniciativas absolutamente necessárias. Unindo forças, os empresários não somente aumentam sua clientela, mas atraem melhorias para suas regiões, entre segurança, limpeza e infra-estrutura como um todo. O guia que editamos pela Secretaria é uma contrubuição e uma forma de incentivar o crescimento desse tipo de parceria entre os comerciantes conta o secretário Rubem Medina.

O Festival Pinga + Cachaça também promete. Até o dia 14 de setembro o público poderá provar, entre as inusitadas receitas desenvilvidas pelos chefs participantes, o spaguetti ao caldo de feijão, a feijoada no bolinho, o pastel de tutu à mineira e a tortilha de feijão. O evento conta ainda com palestras de jornalistas especilizados e chefs de destaque, como Fávia Quaresma.