Especialista lança guia de sobrevivência para jornalistas

JB Online

RIO - A jornalista Thaïs de Mendonça Jorge lança o livro Manual do foca na próxima quarta-feira, dia 10 de setembro, a partir das 19h, no Restaurante Carpe Diem (SCLS, 104 Sul - blobo D - Loja 01 - Brasília/DF - (61) 3325-5301). Entrada franca.

Thaïs de Mendonça Jorge é professora da UnB e também já deu aulas na UFF. Trabalhou nas redações de O Jornal, O Globo, Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, Correio Braziliense e nas revistas IstoÉ, Nova, Pais&Filhos, Desfile e Casaviva.

Pauta, reportagem, lide, apuração, entrevista, texto. Os principais conceitos jornalísticos discutidos em sala de aula e levados à prática nas redações são minuciosamente explicados neste lançamento da Editora Contexto, Manual do foca, escrito pela jornalista Thaïs de Mendonça Jorge.

Assim, os professores de jornalismo têm em mãos um guia para as aulas, uma vez que os capítulos sistematizam um determinado modo de ensinar as ferramentas básicas da profissão.

O Manual do foca está estruturado de maneira a estabelecer uma compreensão gradual do que é notícia e de como ela é processada nos meios de comunicação, especialmente nos impressos. Para isso, a autora divide o livro em três partes, Conceitos de notícia , Produção da notícia e Redação da notícia .

Na primeira delas estão alinhadas as definições básicas acerca de notícia. Explica como entender as etapas de uma pauta: dentro da redação, segundo o veículo e segundo a ocasião. Faz um relato sobre o que é reportar, os tipos de repórteres que existem e as reportagens que nascem desses trabalhos.

A segunda parte discorre sobre a apuração, ou seja, o modo de coleta das notícias. E principal técnica de obtenção de dados para fins jornalísticos: a entrevista. A terceira e última parte trata do texto jornalístico, incluindo conceitos como lide e pirâmide.

Alguns textos mencionados ao longo do Manual estão no anexo Reportagens . Há também um glossário com os termos mais comuns usados nas redações. Livro imperdível para focas de todas as idades.