'Esse filme mostra todo meu caráter', diz Valentino

Portal Terra

VENEZA - O estilista Valentino está no Lido de Veneza, a ilha que abriga o festival de cinema, para acompanhar o lançamento de Valentino - The Last Emperor, documentário sobre seus 45 anos de carreira. A fita teve sua primeira exibição na quarta-feira em sessão concorrida e nesta quinta ganha repeteco no mítico Teatro La Fenice, centro histórico de Veneza.

- Foi uma emoção, afinal, muito grande, mais do que eu estava preparado - disse em entrevista.

- Esse aqui é um dos festivais mais importantes do mundo, não é o universo da moda a que estou acostumado; tantos realizadores importantes, filmes de todo o mundo, e o nosso documentário é uma colaboração tão pequena a tudo isso.

O diretor Matt Tyrnauer, um colaborador especial da revista americana Vanity Fair, que realizou um perfil de Valentino, registrou 250 horas de material para uma hora e meia de documentário.

Há flagrantes pouco usuais do cotidiano do estilista, momentos de bastidores, testemunhos de funcionários e colaboradores e, talvez os depoimentos mais preciosos, de Giancarlo Giammetti, seu sócio e companheiro de longa data.

- Toda minha vida, todo meu caráter, está neste filme - disse o estilista.

- Se pareci falso em algum momento, peço desculpas, mas entrei de coração no projeto.

A participação em Veneza acontece pouco depois da cessão da maison Valentino ao grupo britânico Permira e a passagem do bastão à nova estilista da casa, Alessandra Facchinetti.

- Ainda estou estudando o que permanece de meu nome no negócio, mas para mim a moda, as passarelas, a beleza desse universo sempre permanecerá o mesmo, estando no comando ou não.