Integrantes do Led Zeppelin estão gravando material inédito

Hugo Cals, JB Online

RIO - A edição eletrônica da revista inglesa Uncut divulgou nesta terça-feira que integrantes do Led Zeppelin estão em estúdio gravando material inédito.

O baterista Jason Bonham, filho do baterista original do quarteto inglês, o falecido músico John Bonham, deixou escapar, durante uma entrevista a uma rádio de Detroit, nos EUA, que está em estúdio gravando com o guitarrista Jimmy Page (que no último domingo se apresentou em Pequim, na cerimônia de abertura das Olimpíadas) e o baixista John Paul Jones.

Somente o vocalista Robert Plant, que tem feito sucesso com sua carreira solo, não está envolvido no projeto, se tornando o único obstáculo para uma reunião completa do Led Zeppelin.

- Eu ainda não sei o que vai sair disso tudo, mas sei que será algo. Eu não faço perguntas. Para mim é uma grande honra tocar com essas duas lendas - declarou Jason sobre a sessões de estúdio com Page e Jones.

O baterista se rasgou em elogios aos amigos de seu falecido pai que o integraram a banda para preservar a maior originalidade possível. O Led Zeppelin fez um show em dezembro do ano passado, bastante elogiado por fãs e crítica. A partir daí, rumores que a banda entraria em estúdio ou sairia em turnê surgiram, mas foram desmentidos. No entanto, as declarações de Bonham podem encher os fãs de esperança.

Desde o concerto Jimmy Page e John Paul Jones continuam mantendo contato. A dupla apareceu de surpresa recentemente em um show do grupo Foo Fighters para tocar duas músicas do Led Zeppelin.

O Led Zeppelin é um dos grupos mais importantes do "hard rock", vertente pesada do gênero musical, surgida na década de 70. Entre seus maiores sucessos estão Stairway to Heaven,Black Dog, The Ocean e Kashmir.

Além do Led, outras bandas como Black Sabbath, AC/DC e Deep Purple também são representantes desta vertente do rock e também surgiram na mesma época que os cabeludos ingleses.

O grupo liderado por Robert Plant foi retratado não-oficialmente no longa-metragem Quase Famosos que conta a história de um estagiário da revista Rolling Stone que no ano de 1973 excursiona com a fictícia banda Stillwater.

Na verdade, o jovem é o diretor do filme, Cameron Crowe, que três decadas depois dos acontecimentos resolveu rodar o longa para contar sua história. Por problemas com direitos autorais, nenhuma música do Led Zeppelin aparece no filme.