Leandro Souto Maior, JB Online
RIO - O compositor Pedro Paulo de Leoni está lançando um disco instrumental, totalmente autoral, misturando jazz, bossa, erudito, samba e muito mais. O fato merece notoriedade porque este senhor de 81 anos, carioca de Copacabana, tem uma trajetória surpreendente, não apenas na música, mas também no rádio brasileiro.
Ele foi o responsável pela primeira emissora FM do Estado do Rio de Janeiro 100% brasileira, a Nacional FM e também foi o primeiro presidente da Radiobras. Em Brasilia comandou, junto com Artur da Távola e Luis Orlando Carneiro, a Super Brasil FM. Na Roquette Pinto.
No álbum Canção do entardecer, todas as músicas são de sua autoria, mas ele - que toca piano e violão, e estudou com Guerra Peixe e Antônio Adolfo - não gravou no disco, que tem arranjos e interpretação do pianista Pablo Lapidusas.
- Não sou o melhor instrumentista do mundo, por isso chamei gente para fazer por mim - revela Pedro Paulo.
As músicas são em uma linha 'jazz-bossa', mas o inquieto e eclético compositor já está produzindo outro lançamento, desta vez um disco cowntry.
Pedro Paulo de Leoni coleciona muitas outras histórias bem interessantes em sua trajetória. Ele foi professor de português do Ivan Lins no ensino médio e seu avô foi prefeito de Niterói, dando nome à Praça Leoni Ramos, no bairro do Gragoatá.
- O Ivan Lins era um excelente aluno! Ele escreve muito bem, tinha toda a competência para ser um literato. Anos depois ele me encontrou e disse: "não me tornei um literato, mas sou músico". Ele era um garoto articuladão. Como professor, tive muitos alunos, mas alguns deixaram o registro, como o ivan. Volta e meia nos encontramos. Ele vem na mainha casa tocar um piano e mostrar as coisas novas - conta Pedro Paulo.
O CD Canção do entardecer ganhou apresentação de Ricardo Cravo Albin. As músicas estão disponíneis no myspace (https://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=361143689).