Portal Terra
BUENOS AIRES - Viagem internacional quase sempre é sinônimo de muitas despesas: passagens aéreas, hotéis, restaurantes, táxis e visita a pontos turísticos. No entanto, seguindo algumas dicas é possivel curtir a beleza e a vida agitada de Buenos Aires sem ter que desembolsar muito dinheiro. Confira:
Passagem de avião
Varig, Gol, TAM, Aerolíneas Argentinas, British Airways e LAN são algumas das companhias aéreas que fazem o trajeto entre Brasil e Argentina. Fique ligado nas promoções dessas empresas, que podem oferecer descontos generosos de acordo com a data da passagem e o tempo de estadia no local. Às vezes uma viagem áerea pode sair mais barato do que uma de ônibus, além de ser bem menos cansativa.
Transporte
O sistema de transporte público de Buenos Aires, que envolve ônibus e metrô, é bem organizado e cobre os principais bairros e pontos da cidade. Além disso, as passagens são mais baratas do que no Brasil, não chegando a custar o equivalente a R$ 1,50 para trajetos dentro da cidade.
Se você for andar de ônibus, não se esqueça de trocar suas notas por moedas, já que as máquinas dos veículos (lá não existe a figura do trocador) só aceitam esse tipo de dinheiro. É uma boa opção para quem pretende conhecer a capital Argentina sem gastar muito com locomoção.
Acomodação
Por ser uma cidade turística que atrai jovens viajantes do mundo inteiro, Buenos Aires é repleta de albergues, chamados de "hostels". A maioria deles fica nos bairros San Telmo, Recoleta, Palermo e no centro. Nesse tipo de estabelecimento o hóspede geralmente dorme em um quarto coletivo, o que torna o preço das diárias bem mais em conta do que em um hotel comum.
Alguns hostels ainda oferecem cozinhas, nas quais os viajantes podem preparar suas próprias refeições, além de serviços como Internet, bibliotecas e lavanderias. Para quem for permanecer por um período mais longo na cidade, outra opção são os apartamentos alugados por semanas ou meses. O site Buenos Aires Apartments é uma das maiores empresas a oferecer esse serviço. (www.bairesapartments.com)
Compras
Com uma enorme variedade de lojas e marcas, Buenos Aires é um ótimo lugar para se renovar o guarda-roupa. Se você quer fugir dos preços mais salgados dos shoppings da capital portenha, uma dica é passear pela Calle Florida, no centro, ou pela avenida Santa Fé, no bairro Recoleta. O trecho da avenida Corrientes que fica no bairro Once é famoso por concentrar lojas de roupas, calçados e acessórios que vendem no atacado e no varejo a um preço bastante acessível.
Buenos Aires também é o lugar ideal para quem gosta de comprar livros. A mesma avenida Corrientes, na parte que fica perto do monumento Obelisco, possui uma infinidade de livrarias e sebos que oferecem preços bem convidativos.
Alimentação
A Argentina é famosa por suas carnes e latícinios de primeira qualidade, porém não é preciso pagar caro para saborear uma excelente refeição. Se você deseja economizar, procure restaurantes fora das ruas mais turísticas. A Calle Lavalle, no centro, reúne dezenas de estabelecimentos de qualidade que não cobram muito por seus pratos. O guia virtual Óleo traz uma relação bem completa dos restaurantes da cidade, de acordo com o preço, a área e a especialidade. (www.guiaoleo.com.ar)
Passeios
Para quem não deseja gastar, os museus de Buenos Aires são uma ótima opção para aproveitar a riqueza cultural da cidade. A maioria deles tem a entrada franca ou cobra um preço simbólico aos visitantes. Os mais importantes são o Museo de Arte Moderna, o Museo Nacional de Bellas Artes e o Malba (Museo Latinoamericano de Buenos Aires).
Outro programa tradicional da cidade é visitar as feiras de artesanato e antigüidades que acontecem nos finais de semana. A mais famosa delas é a da Plaza Dorrengo, em San Telmo, que atrai centenas de turistas todos os domingos. Se você deseja fazer um passeio guiado, a ONG Cicerones de Buenos Aires oferece gratuitamente visitas aos principais pontos da cidade guiadas por voluntários locais. (www.cicerones.org.ar)
Os apaixonados por futebol também podem conhecer La Bombonera, estádio do Boca Juniors, e o Monumental de Nuñes, estádio do River Plate. Os clubes contam com museus e você ainda pode tentar acompanhar uma partida do campeonato argentino ou de algum campeonato sul-americano.
Câmbio
Atualmente a cotação do peso argentino está baixa em relação ao real, fazendo com que os produtos e serviços em Buenos Aires fiquem com um valor bem acessível para os brasileiros. Além disso, a maioria das lojas de roupas e souvenirs aceitam dólares, e algumas até mesmo chegam a aceitar a nossa moeda.
Mesmo assim, informe-se antes de fazer qualquer transação. Alguns estabelecimentos são identificados com o logo "Tax Free". Se você efetuar alguma compra de mais de 70 pesos nesses locais, você tem direito a pedir um cheque que lhe reembolsará o valor do imposto (16%) quando você passar pela alfândega no aeroporto ou na fronteira.