Festival do Rio lança concurso latino-americano de longas-metragens

JB Online

RIO - O Festival do Rio e a LATC - empresa focada na formação de profissionais e assessoria técnica e jurídica para a indústria audiovisual, presidida por Steve Solot se unem para lançar em conjunto o I Concurso Latino-Americano de Projetos de Longa-Metragem, voltado para roteiros originais. Para participar, o projeto deve ser inédito e ter uma produtora associada com pelo menos um longa-metragem no currículo. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 4 de julho e podem ser feitas pelo site www.riomarket.com.br/concursoprojetos2008.

Serão aceitos até 150 projetos, a partir da ordem de chegada da inscrição. Os roteiros não podem ser adaptados e nem podem ter sido negociados, vendidos ou pré-vendidos. Devem ter entre 80 e 130 páginas e o orçamento total do projeto não pode exceder US$ 3 milhões.

Após um processo de seleção, dez projetos participarão de um pitch para uma comissão formada por profissionais do mercado brasileiro e internacional no dia 3 de outubro, no qual serão selecionados dois projetos vencedores.

O evento ocorrerá como parte da programação do Festival do Rio, que acontece entre 25 de setembro e 9 de outubro.

Os dois vencedores serão anunciados durante o próprio Festival do Rio. O primeiro lugar receberá uma viagem para a Espanha (com direito a passagem e hospedagem) para visitar produtoras locais que possam ter interesse em co-produzir o roteiro.

Esse prêmio é patrocinado pela Fundación para la Investigación del Audiovisual de Valencia, Espanha. O segundo lugar receberá o prêmio de US$ 8 mil, oferecido pela Escola de Comunicação da Universidade de Miami, Estados Unidos.

Queremos levantar novos talentos dentro do mercado latino-americano explica Solot. E fazer a aproximação entre as produtoras e possíveis co-produtores, distribuidores e patrocinadores internacionais. A produção latino-americana pode e deve encontrar diálogo com parceiros estrangeiros.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais