Quarteto Radamés Gnattali lança CD na Cecília Meireles

JB Online

RIO - A Sala Cecília Meireles recebe nesta quarta-feira às 20h, o Quarteto Radamés Gnattali para o concerto de lançamento do CD Quadro Brasil. Gravado no fim de 2007, no Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, da Rádio MEC, o CD mergulha no melhor do nacionalismo, representado pelos compositores Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro e Radamés Gnattali. O show será uma homenagem à música brasileira.

O Quarteto Radamés Gnattali é formado por músicos que atuam também como recitalistas e solistas à frente das principais orquestras da América do Sul, e dedicam-se à educação de uma nova geração de músicos no Brasil.

Carla Rincón, João Carlos Ferreira (violinos), Fernando Thebaldi (viola) e Paulo Santoro (violoncelo) são veteranos da música de concerto. O repertório do disco, fruto da experiência nos palcos, inspira o CD.

O violista Fernando Thebaldi

relembra o sucesso dos quartetos brasileiros nos EUA, onde o grupo excursionou em 2007.

Assim, a partitura de Villa-Lobos "não coloca indicação de dinâmica em tudo, deixava mais solto para o intérprete; já Guarnieri é incrivelmente informativo e Santoro, de uma precisão matemática de arrepiar", analisa o violista Paulo Santoro, que esteve à frente da pesquisa. O violoncelista ainda comenta que o trabalho em cima destes documentos foi de busca da maior autenticidade possível na reprodução das intenções do compositor e também de uma "revisão nas partituras".