Sonny Rollins e Klaxons são confirmados para o TIM Festival

Portal Terra

SÃO PAULO - Os jazzistas Sonny Rollins e Stacey Kent, a banda britânica Klaxons e o grupo norte-americano The Gossip são as primeiras atrações confirmadas na edição 2008 do TIM Festival. O evento será realizado na segunda quinzena de outubro em três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória.

O saxofonista Sonny Rollins, de 76 anos, é o último remanescente da época de ouro do jazz. Prodígio desde muito jovem, antes de completar 20 anos Rollins já tinha tocado ou gravado com gente como Thelonious Monk e Miles Davis. Sua última e única passagem pelo Brasil se deu em 1985, durante o extinto Free Jazz Festival.

Com um estilo de cantar comparado ao de Billie Holiday e Ella Fitzgerald, a jazzista Stacey Kent vem de uma geração bem mais nova que a de Sonny Rollins. Mas nem por isso Stacey é mesmo festejada: atualmente é considerada umas da melhores cantoras de jazz da atualidade.

Formado em 2005, os ingleses do Klaxons é uma das bandas mais incensadas dos últimos anos. Tocando rock com um grupo de dance music, ao Klaxons coube a função de capitanear uma nova safra de bandas geralmente chamada de new rave.

Liderada pela polêmica vocalista Beth Ditto, The Gossip é outro representante do rock atual. Criado em Arkansas, EUA, em 1999, o trio norte-americano fez seu dance-punk ecoar mundialmente depois do lançamento do disco "Standing in the Way of Control".