Vilnius Festival Orchestra apresenta-se no Theatro Municipal

JB Online

RIO - O Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe nesta segunda-feira os integrantes da Vilnius Festival Orchestra. Em sua turnê brasileira, a Orquestra do Festival de Vilnius, um dos mais prestigiados da Europa, será dirigida pelo compositor polonês Krzystoff Penderecki, um dos nomes mais importantes da música clássica atual.

Desde sua primeira edição, em 1996, o Festival de Vilnius, capital da Lituânia, é um dos eventos mais prestigiados, sólidos e versáteis do país. Realizado no auge do verão, é destino certo para os amantes da música clássica de todo o mundo. O Vilnius Festival recebe sempre como convidados alguns dos artistas e orquestras mais requisitados de todo o mundo.

A Orquestra do Festival de Vilnius estreou em 2003, sob a liderança do violista russo Yuri Bashmet. Criado no âmbito do Festival, o grupo mostra as melhores tradições da escola de cordas da região e diversos de seus instrumentistas integraram conjuntos como a Sinfônica Nacional da Lituânia e a Kremerata Baltica.

A Orquestra aborda extenso repertório, que inclui música barroca, clássica e romântica, música do século XX e, ainda, obras de compositores lituanos contemporâneos.

A obra de Krzysztof Penderecki é uma síntese de tradição com vanguarda. Abraça os gêneros instrumental, sacro e lírico. A partir de 1972 o compositor deu início também à carreira de regente, que o levou à frente de grandes orquestras, como a Filarmônica de Munique, Orquestra da Rádio do Norte Alemão de Hamburgo, Filarmônica de Osaka, Sinfônica de Londres, e Filarmônica de Nova Iorque.

A apresentação nesta segunda-feira est´amarcada para as 20h30. O Theatro Municipal fica na Cinelândia. Os ingressos variam entre R$ 1800 e R$ 60.