ASSINE
search button

Indiana Jones bate recordes de bilheteria na estréia

Compartilhar

REUTERS

LOS ANGELES - "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" arrecadou 311,1 milhões de dólares ao redor do mundo, graças aos fãs nostálgicos que levaram seus filhos para assistir às últimas aventuras de Harrison Ford, disse a distribuidora Paramount Pictures nesta segunda-feira.

O lucro foi de 151,1 milhões de dólares só nos Estados Unidos e no Canadá - a segunda maior estréia no feriado do Memorial Day de todos os tempos - e de 160 milhões de dólares em 61 outros países, onde foi recorde de bilheteria, disse o estúdio.

Entre as bilheterias internacionais, figuram a Grã-Bretanha, com 24 milhões de dólares, e a França, com 14 milhões. As vendas de ingressos na França foram impulsionadas pela estréia no festival de Cannes, no último domingo.

Tais resultados foram atingidos 'devido ao público de 30, 40 anos. Esse público estava animado para ver o filme e levar seus filhos junto com eles', disse Rob Moore, presidente do setor de marketing, distribuição e operações da Paramount.

Os lucros são um recorde tanto para a Viacom Inc quanto para o diretor do filme, Steven Spielberg. Para ambos, o último grande feito foi "Guerra dos Mundos", cuja estréia arrecadou 202 milhões de dólares em um número parecido de lugares, durante o feriado de 4 de julho de 2005. Os preços mais altos dos ingressos e a queda do dólar, que beneficia exportadores como os estúdios de Hollywood, ajudaram a bilheteria inicial do novo filme.

Na América do Norte, onde a Paramount diz que dois terços do público tinha mais de 25 anos, a arrecadação de 151,1 milhões de dólares só fica atrás de "Piratas do Caribe no Fim do Mundo", que arrecadou 153 milhões em outro Memorial Day.

O quarto Indiana Jones custou 185 milhões de dólares e vem 19 anos de pois do último filme da série. As críticas variam, mas obviamente não desanimam os fãs.

Ford, 65, continua no papel do arqueólogo. A atriz Cate Blanchett faz o papel de Shia LaBeouf. George Lucas, que criou a série em 1981, com "Os Caçadores da Arca Perdida", é produtor-executivo do novo filme.