Festa de cultura pop japonesa reúne cosplayers no Circo Voador

Isabel Ramalho e Leandro Souto Maior, JB Online

RIO - Desenhos animados e vídeo games faz tempo deixaram de ser entretenimento apenas para crianças e adolescentes. Festas, desfiles e bandas se inspiram em personagens e reúnem milhares de adultos em eventos. Neste domingo, o Circo Voador recebe a Evolution Party, uma festa de cultura pop japonesa, com DJs e bandas que tocam músicas de seriados e games, concursos de fantasia, campeonato de video games e barracas vendendo roupas e adereços.

Assim como em um bom carnaval, fantasias, adereços e música não podem faltar a um encontro de "cosplayers". Tudo a ver com o Rio. O nome deste 'movimento' mundial é uma junção das palavras "costume", que em inglês significa fantasia, e "play", que significa jogo.

Cosplayers são pessoas que dedicam muito tempo - e dinheiro - para reproduzir um personagem da forma mais fiel possível. O personagem costuma ser de um anime ou mangá - animações e quadrinhos de estética japonesa.

- Para mim, tudo isso é arte. Comecei a participar de uma banda que toca músicas dos 'animes', pois sempre fui apaixonada pela alegria do carnaval e é tudo bem parecido. O carioca já gosta do diferente mesmo e, como pólo cultural do país, não podemos deixar de conhecer esse movimento novo afirma Moon, como se identifica a vocalista da banda CosAngels, inspirada no desenho animado Sailor Moon, e que vai se apresentar no evento de domingo.

A banda, liderada pelas vocalistas Moon, Mars e Jupiter (todas personagens do desenho japonês) promete muita mistura de ritmos. Um dos temas do desenho, por exemplo, ganhou uma levada de bossa nova. A CosAngels também interpretará músicas de outros seriados, como Os Simpsons.

- Todo movimento novo gera muita resistência, mas para vestir uma roupa como esta e encarar um palco, é preciso ter coragem e plena consciência de sua personalidade conta Moon, que participa deste tipo de evento há pouco mais de três meses.

Na 'vida real', Jupiter é professora de Educação Física, e diz que, apesar de ser fã dos desenhos, não deixa se divertir com outras coisas.

- Adoro ir ao cinema ao a uma boate nos fins de semana, mas também gosto de encontrar pessoas que curtem as mesmas coisas que eu nos eventos de animes garante Jupiter, que não economiza tempo nem dinheiro para deixar sua fantasia cada vez mais similar à da personagem.

- A franja do cabelo eu importei da índia e a bota eu mesma confeccionei - revela.

Febre nos Estados Unidos e Europa, no Brasil o cosplay ainda não é muito conhecido pelo público em geral. Em São Paulo o movimento é mais forte, mas no Rio vem ganhando cada vez mais adeptos, apesar de enfrentar preconceito de muita gente que não entende a curtição dos participantes.

Além do CosAngels, também se apresentam no Evolution Party os grupos de JMusic (música japonesa) Tenkai e Ha! Monez. O evento, neste domingo, começa a partir das 13h, e os shows a partir das 18h30. O Circo Voador fica nos Arcos da Lapa. Mais informações: (21) 2533-0354.