Concurso vai premiar melhores músicas com temas ligados à cidadania

JB Online

RIO - Estimular a criação de músicas com temas ligados à cidadania, como educação, saúde, gênero, diversidade, meio ambiente e cultura, nos mais remotos pontos do país. Essa é a proposta do 'II Concurso Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio', promovido pela ONG Criar Brasil - Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio - e apoiada pelo Instituto Votorantim, por meio do Programa de Democratização Cultural.

Compositores das cinco regiões do Brasil já podem se inscrever gratuitamente através de uma das mais de mil emissoras comunitárias, educativas e comerciais de pequeno porte associadas ao Criar Brasil. As cinco melhores músicas serão premiadas, juntamente com as rádios a que estão vinculadas.

As canções serão, ainda, reproduzidas em CD e servirão de ponto de partida para a produção de programas jornalísticos sobre os assuntos abordados. O material será distribuído para emissoras de todo o país.

- A intenção é dar ao Brasil a chance de conhecer o melhor de seus artistas e de refletir sobre a realidade social de cada região, contribuindo para a construção da cidadania - explica o coordenador do projeto, João Paulo Malerba.

Três especialistas julgarão as composições: a antropóloga e professora da PUC-Rio, Santuza Naves; a socióloga e consultora do Ibase, Regina Novaes, e o músico e compositor, Fred Martins. O corpo de jurados levará em conta quesitos como criatividade e o comprometimento da canção com questões ligadas à cidadania.

Aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, o 'Concurso Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio' se dedicou, em sua primeira edição, especificamente a músicas com ritmos regionais. Desta vez, a abordagem é mais abrangente, incluindo os diversos estilos musicais, no intuito de atingir o maior número de artistas dispostos a investir em temas sociais.

As inscrições vão até o dia até 20 de junho. Os interessados podem ter acesso à lista de emissoras associadas ao Criar Brasil, através das quais devem se inscrever, pelo endereço www.criarbrasil.org.br. Já as rádios comunitárias, educativas e comerciais de pequeno porte que ainda não fazem parte da rede de rádios da entidade podem fazer o cadastro pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 2508-5204. Mais informações www.criarbrasil.org.br.