Detran faz parceria com casas noturnas para a consciência no trânsito

JB Online

RIO - Neste sábado, dia 5, está programada a ação 'Night de Responsa', uma parceria do Detran com casas noturnas, boates e bares do Rio. O objetivo é promover a paz e a consciência no trânsito.

Garçons vão usar bottons com a frase "Se beber, passe a chave". DJs vão comandar o grito "Imprudência, não!". Em telões, vão ser veiculadas animações e vídeos de campanhas educativas para o público jovem sobre a perigosa mistura de álcool e direção.

Banheiros serão adesivados com campanhas divertidas, recepcionistas e manobristas serão parceiros na orientação assim como home pages dos principais sites de eventos. Também serão distribuidas pulseiras de néon aos freqüentadores das boates, indicando se eles são motoristas (vermelha), caronas (amarela) e se estão a pé ou em transporte público (verde). A idéia é brincar com as cores dos sinais de trânsito e lembrá-los da responsabilidade de dirigir e de levar alguém no carona.

A data é a primeira de uma série de ações por um trânsito com menos mortes no Estado. A maior incidência de acidentes no trânsito acontece na madrugada de sábado para domingo, quase sempre envolvendo jovens.