Espetáculo 'Carolina' homenageia Machado de Assis na ABL

JB Online

RIO - O espetáculo "Carolina" reestréia na Academia Brasileira de Letras (ABL) na próxima terça-feira, dia 1º de abril, para temporada gratuita.

A peça homenageia Machado de Assis, em seu centenário de morte, que se completa em 2008. E esta homenagem se faz por intermédio daquela que, mais que musa e companheira, foi sua conselheira e coadjuvante intelectual: Carolina Augusta Xavier de Novais Machado de Assis. Ou simplesmente Carolina.

O espetáculo destaca o feminino em Machado, a partir de algumas de suas personagens mais marcantes, como Capitu ("Dom Casmurro"), Guiomar ("A mão e a luva"), Helena ("Helena") e a própria Carolina.

Biógrafos não hesitam em apontá-la como figura central de sua metamorfose literária, que o levou a tornar-se o maior escritor latino-americano de seu tempo.

Não é casual que essa metamorfose tenha começado a partir de seu casamento com Carolina, moça culta e de grande desenvoltura no trato social, que dá ao tímido e complexado Machado a confiança e auto-estima de que ele carecia para decolar.

Há poucos registros diretos do longo convívio (quase 40 anos) entre ambos. Esta peça serviu-se de algumas poucas e sobreviventes cartas trocadas entre eles, de depoimentos colhidos por biógrafos e de textos de Machado a ela dedicados - entre os quais, o imortal soneto "A Carolina", escrito logo após sua morte.

O espetáculo não é a adaptação de um romance, nem a montagem de uma de suas peças. É um trabalho que mistura biografia e obra, promovendo, por meio da figura de Carolina, uma reflexão sobre o universo da mulher, tão presente na obra de Machado de Assis.

O texto é de Tarcísio Lara Puiati, a direção de Renato Farias e o elenco conta com Júlia Rabello, Laura Castro, Marta Nobrega e Gabriela Haviaras.

A Academia Brasileira de Letras fica na Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo. A temporada vai até o dia 1º de maio, de terça a quinta-feira (no haver espetáculos dias 17, 22 e 23 de abril). Horário: 12h. Duração: 70 minutos. Informações: (21) 3974-2500.