Radiohead e Nine Inch Nails recorrem a fãs para produzir vídeos

Agência EFE

SAN FRANCISCO - Contar com um cineasta de prestígio para produzir seus videoclipes sempre foi um sonho de muitas bandas de rock, que, ultimamente, têm recorrido aos fãs na internet para desempenhar essa função.

O Radiohead e Trent Reznor, fundador da banda Nine Inch Nails, lançaram concursos na internet para que seus fãs produzam os clipes de seus últimos álbuns.

O Radiohead pediu que seus admiradores criem vídeos animados para qualquer das músicas de seu último trabalho, 'In Rainbows', e oferece US$ 1 mil para cada finalista e um prêmio de US$ 10 mil para a produção vencedora.

Qualquer um pode votar nos melhores vídeos no site de relacionamento MySpace e no Aniboom.com, uma página israelense de animação que organiza este concurso cibernético. No entanto, os membros do Radiohead escolherão o vencedor.

Para participar, não é preciso ter conhecimentos de produção, já que o Aniboom se oferece para colocar em contato os participantes com idéias com outros que possam colocá-las em prática.

O prazo para enviar propostas termina em 27 de abril.

A banda britânica sempre se destacou por seu espírito inovador e uso de novas tecnologias. Em outubro, colocou à venda o álbum 'In Rainbows' apenas na internet e estipulou que o comprador pagaria o valor que quisesse.

Já Trent Reznor lançou um concurso semelhante para a produção dos vídeos musicais das 36 canções de 'Ghosts I-IV', seu último trabalho.

A banda escolherá os filmes ganhadores que serão exibidos em uma seção especial do YouTube.

Reznor explicou que 'não há regras' e incentivou os participantes a usar a criatividade, mas acrescentou que o uso de material protegido por direitos autorais poderia limitar a possibilidade de exibir o vídeo no futuro.