Próximo James Bond será rodado no telescópio europeu de Monte Paranal

Agência AFP

PARIS - O próximo James Bond, "Quantum of Solace", será parcialmente rodado no VLT europeu de monte Paranal, no Chile, o telescópio terrestre mais moderno do planeta, anunciou nesta terça-feira em Paris a organização astronômica européia ESO.

O produtor do filme, Michael Wilson, escolheu para algumas seqüências o local de residência dos funcionários do VLT (Very Large Telescope), "La Residencia", frisou a ESO, organização européia para pesquisas sobre astronomia no hemisfério austral.

Este edifício foi concebido como um oásis no meio do deserto de Atacama, com uma piscina e um jardim tropical sob um teto futurista.

Os astrônomos e técnicos do VLT, que trabalham em condições complicadas, com uma atmosfera com taxa de umidade abaixo de 10%, a uma altitude que dificulta a respiração e sob um sol escaldante, vêm descansar neste espaço e respirar ar úmido.

- Quisemos gravar em La Residencia por sua estética excepcional e sua localização isolada, no deserto de Atacama - explicou Michael Wilson, citado no comunicado da ESO.

- É um verdadeira oásis, que constitui um esconderijo perfeito para Dominic Greene, perseguido pelo agente 007 em nossa nova produção de James Bond - acrescentou.

Neste filme, também rodado no Panamá, na Itália, na Áustria e em estúdios londrinos, James Bond, protagonizado por Daniel Craig, é perseguido por um grupo de perigosos traficantes de droga que querem eliminá-lo.

"Quantum of Solace" deve estrear no último trimestre deste ano.