Série musical apresenta os primeiros ritmos tipicamente brasileiros

JB Online

RIO - A série musical "Modinhas e Chorinhos" que o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta toda terça-feira, tem como objetivo mostrar essas expressões clássicas do cancioneiro popular brasileiro através de apresentações com grupos de choro tendo sempre um convidado.

A modinha e o choro são ritmos existentes desde a época do Brasil Império e são consideradas as primeiras expressões musicais tipicamente brasileiras.

Para a série musical foram escolhidos nomes como Miúcha, Cida Moreira, Guinga e Altamiro Carrilho, entre outros, que irão apresentar clássicos da nossa música, como "Carinhoso" (Pixinguinha), "Tico-Tico no Fubá" (Zequinha de Abreu), "Brasileirinho" (Valdir Azevedo), "Lua Branca" (Chiquinha Gonzaga) e "Trenzinho do Caipira" (Villa-Lobos).

A convidada desta próxima terça-feira, duia 12, é Cida Moreira, pesquisadora de nossa cultura que há tempos sonhava em realizar um recital com as modinhas imperiais coletadas por Mário de Andrade. Como ela mesma diz, é um repertório que contém músicas commelodias incrivelmente belas e letras por vezes ingênuas.

"Modinhas e Chorinhos" é apresentada toda terça-feira em dois horários: 12h30 e 18h30. O Centro Cultural Banco doBrasil fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Ingresso: R$ 6. Informações: (21) 3808-2020.