Edith Honan, REUTERS
NOVA YORK - Uma pintura de Andy Warhol roubada de uma galeria de arte de Manhattan uma década atrás reapareceu na casa de leilões Christie's, e a galeria abriu na terça-feira uma ação para reaver a tela.
A obra, uma das duas telas "Dollar Sign" criadas por Warhol em 1981, vale pelo menos 100 mil dólares, segundo a ação. Outra "Dollar Sign" foi vendida por 4,5 milhões de dólares em um leilão da Christie's em 2006.
Movida pela Galeria Martin Lawrence, a ação pede que Jason Beltrez, que entregou a tela à Christie's, a devolva à galeria, mas não pede indenização em dinheiro.
A Christie's, que concordou em guardar a obra até seu proprietário correto ser identificado, também é citada na ação, mas 'unicamente como parte interessada' no assunto.
A pintura foi uma das duas telas "Dollar Sign" roubadas da galeria em 1998. A galeria registrou boletim de ocorrência policial na época e entrou em contato com o Registro de Perdas de Arte, que mantém um banco de dados de obras perdidas ou roubadas em todo o mundo.
Em 2007, depois de Beltrez vir à tona com o quadro, a Christie's contatou o Registro, que confirmou tratar-se da mesma tela roubada da galeria SoHo, disse Chris Marinello, advogado da instituição.