Agência AFP
WASHINGTON - A Nasa vai enviar a canção dos Beatles "Across the universe" ao cosmos em "première", nesta segunda-feira, dia 4, para celebrar ao mesmo tempo o cinquentenário da agência espacial americana e o nascimento do grupo britânico.
A transmissão será orientada em direção à Estrela Polar (Polaris), a mais brilhante da constelação da Ursa Menor, situada a 431 anos-luz da Terra (um ano-luz corresponde a 9 trilhões e 460 bilhões de quilômetros), precisa a Nasa em seu site na internet. A canção viajará no universo à velocidade de 307.000 km por segundo.
O baixista do extinto grupo, Sir Paul McCartney, declarou-se entusiasmado com esta iniciativa.
- Extraordinário! Bravo! A Nasa vai transmitir minha afeição aos extra-terrestres - comentou numa mensagem endereçada à agência espacial.
A viúva de John Lennon, o principal autor desta canção, Yoko Ono, considerou o evento significativo porque, segundo ela, "marca o início de um novo tempo no qual nos comunicaremos um dia com milhares de planetas".
Não é a primeira vez que a Nasa utiliza a música dos Beatles. Em novembro de 2005, Paul McCartney havia interpretado "Good Day Sunshine" durante um concerto retransmitido à Estação Espacial Internacional (ISS) onde fica uma equipe de três astronautas americanos e russos.