REUTERS
NOVA YORK - A crítica foi inclemente na sexta-feira com a adaptação do filme da Disney 'A Pequena Sereia' para os palcos da Broadway, que estreou na véspera.
'A Pequena Sereia' --adaptação do filme de 1989, por sua vez inspirado no conto de Hans Christian Andersen, de 1836-- substitui o bem-sucedido espetáculo 'A Bela e a Fera', cuja temporada de 13 anos terminou em julho. O musical compete com dois outros sucessos da Disney, 'Rei Leão' e 'Mary Poppins'.
Segundo críticos, a montagem de 15 milhões de dólares da Broadway, sobre a sereiazinha que deseja viver entre os humanos, pode ter o mesmo destino de 'Tarzan', que saiu de cartaz em julho, após apenas 14 meses, devido ao fracasso de público e crítica.
- Tristemente, depois do fim da mancha verde e sem graça que era 'Tarzan', 'A Pequena Sereia' sugere que na Broadway o toque mágico da Disney ficou adormecido - escreveu Ben Brantley no New York Times.
Houve comentários favoráveis ao elenco, mas não ao cenário e ao figurino.
- Por baixo de toda esta ornamentação barroca havia um minúsculo musical lutando pela vida - escreveu Clive Barnes, no New York Post.
- O cenário é de plástico, plástico em todo lugar, o suficiente para lhe levar a beber.
- A produção é corrida, mas não excitante; mecânica, não mágica - disse Joe Dziemianowicz, do New York Daily News.