Cantor Fagner será a estrela da Campanha Nacional da Voz

JB Online

RIO - O cantor Fagner será a estrela principal da versão 2008 da Campanha Nacional da Voz, que este ano comemora 10 anos.

A Campanha, sem fins lucrativos, é realizada pela ABLV (Associação Brasileira de Laringologia e Voz) e tem como objetivo informar e prevenir a população sobre hábitos incorretos no uso das cordas vocais que podem resultar em doenças como o câncer de laringe - a mais grave entre todas.

Lançada em 1999, a Campanha Nacional da Voz trouxe apresentadora Xuxa como principal protagonista. De lá para cá, já participaram outras personalidades como Pelé, Lima Duarte, Edson Celulari, Cláudia Raia, Andréa Beltrão, Cláudia Leite, Tarcísio Meira e Glória Meneses, entre outros.

A Campanha foi reconhecida por várias entidades médicas internacionais e tornou-se referência em todo o mundo a partir da criação do Dia Mundial da Voz, homologado em 2003, com data oficial em 16 de abril.

Por considerar a relevância que a voz tem para a vida e trabalho de todos é que Fagner arrumou um tempo no meio de sua turnê para ceder sua imagem à campanha da ABLV. O cantor aproveitou ainda para deixar suas dicas para o bom uso da voz.

- Acho que é importante fazer alguns exercícios para a voz, que é muito importante, e evitar tomar gelado. Mas o principal é dormir bem.

A Campanha Nacional da Voz 2008 tem início neste mês de janeiro e se intensifica em abril, por ser o mês em que se comemora o Dia Mundial da Voz.