Cerimônia do Globo de Ouro é cancelada

Agência AFP

LOS ANGELES - A cerimônia do Globo de Ouro deste ano foi cancelada, depois que os atores disseram que pretendem boicotar a festa em apoio à greve dos roteiristas de Hollywood, confirmaram os organizadores do evento.

A tradicional festa de entrega de prêmios foi suspensa e, em seu lugar, haverá uma entrevista, no dia 13 de janeiro, quando serão anunciados os vencedores, informou a Associação de Imprensa Estrangeira Hollywood (HFPA).

O anúncio dos ganhadores das 25 categorias será transmitido pela NBC News, que detém os direitos de transmissão da entrega do prêmio.

- Estamos muito decepcionados porque nossa tradicional cerimônia para a entrega dos prêmios não se realizará este ano e porque milhões de espectadores em todo o mundo serão privados de ver as estrelas que se destacaram (...) no cinema e na televisão em 2007 - disse Jorge Cámara, presidente da HFPA.

- Nos conforta, ao menos, saber que os ganhadores dos Globos de Ouro deste ano serão anunciados na data programada - destacou a HFPA em um comunicado divulgado pela rede NBC.

A decisão de cancelar a entrega do Globo de Ouro foi tomada depois do fracasso das negociações envolvendo o Sindicato de Roteiristas de Cinema e Televisão (Writers Guild of America, WGA).

A diretoria do sindicato havia anunciado na semana passada que fariam piquetes na porta do hotel de Beverly Hills, onde as estatuetas seriam entregues, domingo que vem, 13 de janeiro.

Na sexta-feira, o Sindicato de Atores americano (SAG) informou que havia um acordo, por unanimidade, por parte de seus membros, de não participar da cerimônia como um gesto de solidariedade com os roteiristas.

Entre os 72 atores indicados para o prêmio estão os membros do SAG George Clooney, Jodie Foster, Angelina Jolie, Johnny Depp, Tom Hanks e John Travolta O Globo de Ouro é considerado como uma espécie de prévia do Oscar, que este ano acontece em 24 de fevereiro.