Morre o compositor alemão vanguardista Stockhausen

Agência AFP

KUERTEN - O compositor alemão de vanguarda Karlheinz Stockhausen morreu na última quarta-feira (5), aos 79 anos de idade, na cidade de Kuerten (oeste da Alemanha), anunciou nesta sexta a Fundação Stockhausen em comunicado. Ele é considerado um dos precursores da música eletrônica.

De acordo com a unanimidade da crítica, Karlheinz Stockhausen é um dos mais talentosos e influentes compositores alemães do pós-guerra, com criações altamente complexas. Suas peças são desarmônicas e abstratas, o que levou um dia o jornal britânico "The Guardian" a qualificar a música de Stockhausen de "neuroticamente bela".

Nascido na cidade de Mödrath, na Renânia, sua vida foi semelhante à de muitos jovens alemães de sua geração, obrigados a começar tudo do zero depois da Segunda Guerra. Após a morte dos pais em experiências traumáticas, Stockhausen passou um tempo ganhando a vida tocando em piano-bares.

Estudou Música, Literatura Germânica e Filosofia na Universidade de Colônia, transferindo-se depois para a Universidade de Bonn, onde freqüentou os cursos de Fonética e Comunicações. De 1952 a 1953, estudou em Paris com o compositor Olivier Messiaen (1908-1992), influente professor de nomes da música nova como Pierre Boulez e Iannis Xenakis.

'Sgt. Pepper'

Nos anos 60, Stockhausen teve um papel decisivo no movimento Fluxus, interessado em abolir os limites tradicionais entre arte e sociedade, tendo trabalhado em Nova York com artistas de vanguarda, como Nam June Paik e Allen Ginsberg; também desenvolveu seu interesse pelas artes visuais.

Os músicos do rock fizeram parte de sua vida. Stockhausen esteve presente à montagem de retratos na capa do álbum "Sgt. Pepper's lonely hearts club band" (1967), dos Beatles.

Nos anos 70, Stockhausen começou a trabalhar no ciclo de ópera épico Licht (Luz), que teve a apresentação integral em outubro de 2004. A obra consiste de sete partes intituladas como os dias da semana. O ciclo completo dura mais de 29 horas, representando a composição mais longa da história da música.