Gong Li volta a Hollywood para estrelar 'Shanghai'

Agência EFE

XANGAI - A atriz chinesa mais conhecida internacionalmente, Gong Li, será a estrela de 'Shanghai', uma produção de Hollywood ambientada na Segunda Guerra Mundial, que em alguns aspectos homenageia o clássico 'Casablanca' (1942), segundo o produtor Mike Medavoy, revelou hoje o jornal oficial 'Shanghai Daily'.

Gong, famosa por seus papéis em filmes de Zhang Yimou, já participou de outras produções de Hollywood. Ela estrelou 'Memórias de uma gueixa', 'Miami Vice' e 'Hannibal - A origem do mal").

O novo filme contará a história de um americano que se apaixona por uma chinesa enquanto investiga a morte de um amigo em Xangai. Na época, a cidade chinesa era na realidade um conjunto de concessões coloniais internacionais, ocupada por tropas japonesas em guerra com a China nacionalista.

Os co-produtores Bob e Harvey Weinstein estão negociando com o ator John Cusack para representar o papel principal masculino.

Medavoy garantiu que 'Shanghai' provocará emoções semelhantes às de 'Casablanca'.

A imprensa chinesa não deu mais detalhes sobre quem será o diretor nem revelou se o filme será rodado em Xangai. A cidade conta com estúdios cinematográficos ao ar livre que reproduzem as suas ruas principais nos anos 30, utilizados freqüentemente em filmes chineses e séries de televisão de propaganda militar.

Medavoy nasceu em Xangai, onde e viveu seus primeiros anos. Os seus pais eram judeus russos e viveram ali até 1947.