ASSINE
search button

Cultura afro-brasileira é celebrada com exposição e entrega de prêmio

Compartilhar

Agência JB

RIO - O Dia da Consciência Negra, comemorado na última terça-feira, dia 20, continua a ser celebrado com uma programação especial no Centro Cultural Municipal José Bonifácio, na Gamboa, que sedia o Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira, único do gênero na América Latina.

O evento, neste sábado, dia 24, começa às 17 horas com a apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil do Núcleo Gamboa do Projeto Acorde e o Coro Infanto-Juvenil, que interpretarão trechos da ópera infantil "Era uma vez um Rei", de Leonardo Sá, que fará um breve comentário sobre a presença, influência e relevância da cultura afro-descendente na expressão musical brasileira.

Às 18 horas, haverá a entrega do Prêmio Ori, um projeto criado pela Prefeitura do Rio/Culturas, com o objetivo de apontar e valorizar ícones da cultura afro-brasileira.

Neste terceiro ano do projeto, 12 escritores e personalidades acadêmicas serão homenageados, destacando a relevância de suas obras e conhecimentos para o desenvolvimento da sociedade brasileira: Abdias Nascimento, Antônio Olinto, Conceição Evaristo, Eliane Ganem, Júlio César Medeiros, Lia Vieira, Milton Guran, Muniz Sodré, Nei Lopes, Raul Lody, Rogério Andrade Barbosa e Shuma Schumaher.

Às 19h30, será aberta a exposição "Luz Negra o negro na sociedade brasileira do século XVI ao XXI", com curadoria do historiador de arte Roberto Conduru.

A mostra iconográfica apresenta 60 grandes personagens da história do Brasil - como Alejadinho, Cartola, Dorival Caymmi, Grande Otelo, Castro Alves, Machado de Assis, Garrincha e Pelé - que se destacaram por seus méritos intelectuais, científicos e artísticos, tornando-se notórios em suas áreas de atuação e influenciando os rumos do país.

O Centro Cultural José Bonifácio fica na Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Informações: (21) 2233-7754.