"Juno' leva prêmio de Melhor Filme no Festival de Roma

Agência EFE

ROMA - O Festival de Cinema de Roma deu neste sábado o prêmio Marco Aurélio de Melhor Filme para 'Juno', do diretor canadense Jason Reitman, informou a organização do evento.

Bem recebido pela crítica, 'Juno' é protagonizado pela atriz canadense Ellen Page e conta a história de uma jovem de 16 anos do estado americano de Minnesota que tem uma gravidez não planejada.

Segundo o júri presidido pelo roteirista e cineasta bósnio Danis Tanovic, o longa-metragem foi premiado por apresentar a história 'de maneira convincente e com algumas pinceladas de humor'.

O prêmio de Melhor Ator foi para o croata Rade Serbedzija, de 61 anos, pelo filme 'Fugitive Pieces', de Jeremy Podeswa.

Serbedzija encarna um escritor canadense de origem polonesa obcecado com suas lembranças de infância da Segunda Guerra Mundial.

O prêmio de Melhor Atriz foi vencido pela chinesa Jiang Wenli, pelo longa-metragem 'And The Spring Comes', de Chan Wei Gu.

Wenli faz o papel de uma jovem cantora que procura encontrar a fama na capital chinesa.

O Prêmio Especial do Júri foi para o filme iraniano 'Hafez', de Abolfazl Jalili, que conta a história de um jovem que termina seus estudos de teologia aos 17 anos e dá aulas particulares para a filha de seu guia espiritual.

Ele acaba se apaixonando pela menina, o que termina fazendo com que o jovem tenha que abandonar a cidade.

O Festival de Cinema de Roma também deu o prêmio Fastweb ao longa-metragem 'Into the Wild' de Sean Penn; o prêmio CULT de melhor documentário, para 'Forbidden Lies', de Anna Broinowski, e o prêmio Enel Nel Cuore de Melhor Documentário Social para 'War Dance' de Sean Fine e Andrea Nix-Fine.