Agência EFE
LONDRES - Um exemplar do primeiro livro de "Harry Potter", criado pela escritora britânica J.K. Rowling, foi vendido nesta quinta-feira, dia 25, em Londres, por 28.212 euros (cerca de US$ 39.400), informou a casa de leilões Christie's.
O volume de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", de capa dura e publicado em 1997, pertence à primeira edição do romance que iniciou a saga do aprendiz de bruxo, da qual só foram impressas 500 cópias, em contraste com o grande sucesso posterior da obra.
O alto preço pago pelo livro se deve a que muitos exemplares da primeira edição foram distribuídos em bibliotecas escolares, se transformando em um bem inestimável.
Crispin Jackson, responsável do departamento bibliográfico da Christie's, descreveu o lote como "o melhor exemplar" de "Harry Potter e a Pedra Filosofal".
A capa colorida do livro mostra Potter, com seus inseparáveis óculos redondos e uma mochila no ombro, de frente para o Hogwarts Express, o trem que transporta os aprendizes de bruxo da plataforma da estação imaginária "nove e três quartos" da estação londrina de King's Cross até a escola de magia de Hogwarts.
Apesar da modesta tiragem inicial do primeiro livro, as aventuras do jovem mago se transformaram em um fenômeno mundial sem precedentes na história da literatura.
Cerca de 400 milhões de exemplares dos sete livros de Harry Potter foram vendidos no mundo todo e foram traduzidos a mais de 60 idiomas.