'Tropa de Elite' faz a melhor abertura nacional no Rio e São Paulo

Portal Terra

SÃO PAULO - O polêmico "Tropa de Elite", de José Padilha, levou 178 mil espectadores ao cinema em São Paulo e no Rio neste fim de semana, sendo a melhor abertura de filme nacional do ano nos Estados, segundo a assessoria da Paramount Pictures.

A estréia em São Paulo e no Rio foi antecipada para esta sexta-feira em cima da hora, com anúncio feito pelos produtores durante o lançamento do filme na última terça.

Segundo César Silva, diretor geral da Paramount Pictures Brasil, a decisão de adiantar a estréia foi tomada devido a grande quantidade de cópias piratas do filme disponíveis no país. O bom lançamento em São Paulo e no Rio provou que a pirataria não atrapalhou o sucesso do longa.

Segundo pesquisa do Datafolha divulgada no sábado, cerca de 1,5 milhão de pessoas assistiram ao DVD pirata somente em São Paulo. Desse total, 45% afirmaram que irão ao cinema para assistir ao filme.

Em números, "Tropa de Elite" fez uma abertura 48% maior do que "A Grande Família", o filme brasileiro mais visto este ano. Em relação a "Cidade de Deus" - filme com público alvo semelhante e mesma classificação - ficou 90% acima. E ainda, comparado a "Dois Filhos de Francisco" - o longa nacional que alcançou o maior número de espectadores nos últimos anos - 'Tropa' teve um desempenho 46% acima.

- Agradeço aos espectadores por estarem indo conferir nos cinemas a versão final do filme. O bom resultado deste primeiro fim de semana mostra que existe interesse do público por filmes brasileiros - disse José Padilha ao saber o resultado nesta manhã.

No dia 12 de outubro, "Tropa de Elite" chega a todos os cinemas do Brasil, alcançando cerca de 300 salas em todo o país.