SC: desfile da Oktoberfest reúne milhares de pessoas

Fabrício Escandiuzzi, Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - O primeiro desfile oficial da 24ª Oktoberfest reuniu milhares de pessoas na tarde deste sábado em Blumenau (SC). Carros alegóricos, bicicletas e alegorias relembraram, numa das principais ruas da cidade, os traços da colonização e tradição alemã que predomina na região.

Engenhocas como o Würstwagen (carro de linguiça), o Choppmotorrad (uma Motocicleta do Chope) e o Essenwagen (Carro da Comida) fizeram sucesso durante o desfile.

Segundo a coordenadora de desfiles, Lilian Ribeiro, a intenção é mostrar não só engenhocas que representam a colonização alemã, mas também a história da cerveja. Uma das 79 alas do desfile trazia um monge, a quem é atribuída a criação da bebida. Grupos folclóricos também se apresentaram.

A Oktoberfest de Blumenau é considerada a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a de Munique, na Alemanha. A 24ª edição foi aberta na noite da última quinta-feira e o evento segue até o próximo dia 21.

Além de uma patrocinadora oficial, cinco cervejarias artesanais, da própria cidade, participam da festa. De acordo com dados da Prefeitura Municipal de Blumenau, cerca de 15 milhões de pessoas já participaram da festa em suas 23 edições anteriores. Somente em 2006, foram consumidos 350 mil l de chope.

O evento ainda traz efeitos diretos na economia local: 1,8 mil empregos diretos são gerados apenas no pavilhão onde ocorre a festa. A expectativa é que os 18 dias da Oktoberfest em 2007 superem a marca de 1 milhão de visitantes. Muitos deles ilustres, como o escritor Domenico de Masi, autor de sucessos como o 'Ócio Criativo'. O italiano visitou na noite de sexta-feira a festa e não resistiu ao chope de Blumenau.