Sarau em Santa Teresa homenageia os 40 anos da Tropicália

Agência JB

RIO - A Tropicália foi um movimento cultural que surgiu em 1967 propondo inovações nas artes em geral. Seus principais expoentes foram Caetano Veloso e Gilberto Gil. As idéias tropicalistas têm influencia até hoje. Uma prova disso é o sarau "Tropicália: Outros Sentidos", que acontece neste sábado no Colégio CEAT, em Santa Teresa, homenageando os 40 anos do movimento. Oito novas bandas vão tocar e o evento também vai apresentar interferências artísticas, envolvendo fotografia, video e intalações que se integram ao ambiente natural do CEAT, para quem não conhece, um verdadeiro castelo com torres, masmorras e tudo o mais. Tudo no melhor clima tropicalista.

O sarau é organizado pelo grêmio do colégio. O evento é anual e este ano adotou a Tropicália porque são 40 anos desde seu surgimento e também para abrigar mais formas de manifestações artísticas, além de apenas a música.

- Nesta edição decidimos fazer uma decoração usando a escola inteira, com instalações artísticas, fotos, literatura apresentadas de uma maneira visual, videos da internet. É a primeira vez que o sarau tem essa efervescência cultural - conta Bruno Bueno, vice coordenador de cultura do grêmio e um dos idealizadores da homenagem à Tropicália na edição deste ano.

E avançando mais ainda dentro do conceito tropicalista, haverá um 'lixo cultural' onde o público pode levar CDs, livros, revistas, o que tiver de pior em casa! Uma performance de dança e percussão rm cima da música "Tropicália", de Caetano Veloso, também promete agitar ainda mais o evento, que é produzido inteiramente pelos alunos.

- O nome "Tropicália: outros sentidos" é uma brincadeira em cima da nossa vontade de dar outros sentidos ao CEAT. Quremos dar outros olhares ao espaço que freqüentamos todo dia. O colégio é um castelo. Tem uma torre no estilo medieval que vai ter uma iluminação especial e vai ficar mudando de cor, dando um efeito especial - revela Bruno Bueno.

A edição 2007 do sarau do CEAT, "Tropicália: outros sentidos", neste sábado, dia 6, começa às 16 horas e acontece até a meia noite. Vão se apresentar as bandas Céu do Sobrado, Mané Sagaz, Frente 53 e a cantora Marina Íris, entre outras atrações. O CEAT fica na Rua Almirante Alexandrino, 4.098, em Santa Teresa. Entrada: R$ 6. Mais informações: (21) 2556-2999.