Dois filmes brasileiros concorrem em San Sebástian

Portal Terra

SAN SEBÁSTIAN - Os brasileiros Matheus Nachtergaele com "A Festa da Menina Morta" e Werner Schumann com "Sol na Neblina" estão entre os seis finalistas do prêmio Cine em Construção do Festival Internacional de San Sebastián, na Espanha.

As obras concorrem na categoria que condecora filmes ainda inacabados, destinada a ajudar na finalização das obras de diretores independentes. Além dos filmes brasileiros, outras quatro produções latino-americanas também concorrem ao prêmio.

São as obras do diretor uruguaio Federico Veiroj com Acné, assim como as dos argentinos Fernando Díaz com La extranjera e Celina Murga com Uma semana solos. O cineasta guatemalteco Hernández Cordón com o filme Gasolina fecha a apresentação desta seção do Festival de San Sebástian, que acontece de 20 a 29 de setembro.

A seção Cine em Construção que o Festival inclui em sua programação em colaboração com os Encontros de Cinema da América Latina de Toulouse (França), tem o objetivo de "facilitar a construção de filmes de cineastas independentes da América Latina e Espanha, que abordam a etapa de pós-produção", informaram os organizadores do concurso nesta terça-feira.

Os seis filmes finalistas não serão exibidos ao público em geral, mas apenas a "profissionais de diferentes etapas do processo cinematográfico" e serão exibidos nos dias 25 e 26 de setembro.

O prêmio Cine em Construção da Indústria é concedido por diversos estúdios e laboratórios que "assumirão a pós-produção pendente de um filme, inclusive a cópia em 35 mm legendada em inglês".