Sérgio Britto volta com o monólogo "Jung e eu" no Sesc

Agência JB

RIO - O monólogo "Jung e eu", texto de Domingos Oliveira e Giselle Falbo Kosovski dirigido por Domingos Oliveira, volta ao cartaz no Espaço SESC, em curta temporada, de 6 a 16 de setembro, com Sérgio Britto novamente no palco.

Aos 84 anos, Britto lembra que a montagem terá um diferencial importante no Espaço Sesc. "O fato de ser encenado no teatro de arena muda toda a concepção e a minha atitude em cena", destaca.

"Jung e eu" apresenta a história do ator shakespeariano Leonardo Svoba que, aos 80 anos, está sem perspectiva de trabalho. Ele começa a peça ao telefone, procurando através do amigo e dramaturgo Oscar um novo papel em teatro. Surge assim o convite para que ele alguém que nunca se interessou por psicologia, filosofia ou temas do gênero venha a interpretar o célebre psicólogo suíço Carl Gustav Jung (1875-1961).

Num misto de espanto e atração, Leo embarca na proposta. E assim surge o espetáculo solo que além do palco do CCBB do Rio, já foi assistido em Brasília e São Paulo.

Sergio Britto e Domingos Oliveira iniciaram a parceria teatral em 2003. Por ocasião dos 80 anos do ator carioca, o dramaturgo e diretor escreveu e dirigiu "Sergio 80", monólogo em que as oito décadas de vida de Sergio serviram de pano de fundo para um solo autobiográfico. "Não me preocupei em contar a história de Jung, mas sim em deixar a imaginação viajar. A peça abre com Jung em cena dizendo para a platéia: 'Estamos num sonho. Não estamos sonhando, estamos sendo sonhados pelo ator Leonardo Svoba'. Nós de teatro sabemos e temos dentro de nós tudo o que o Jung falou escandalizando o mundo. Ou seja, os valores da intuição, a ocorrência das coincidências, o inconsciente coletivo, tudo isso está dentro de nós", contextualiza Domingos.

Com 122 peças no teatro, 400 montagens na TV, 20 novelas e nove prêmios (seis como ator e três como diretor), Sergio Britto diz que o trabalho em Jung e Eu desde já representa "o maior esforço da minha vida". Apesar disso, destaca: "É tudo muito bem humorado e leve".