Grupo Farofa Carioca planeja volta para 2008

Agência JB

RIO - Em 1997 o grupo Farofa Carioca chamou a atenção com sua original música popular carioca. Agora, em 2007, dez anos depois, os músicos Gabriel Moura e Seu Jorge - que criaram e lideraram o Farofa - planejam uma volta, mesmo que apenas para celebrar a década desde a estréia.

Depois da notoriedade do grupo, os dois não deixaram de ficar bastante ocupados. Seu Jorge, mais pop, andou pela Europa, participou de filmes, lançou CDs, clipe com Bill Murray e William Dafoe...

Gabriel Moura ganhou Prêmio Shell, produziu Sandra de Sá, lançou seu primeiro CD produzido em parceria com seu tio, Paulo Moura -, formou o grupo 4 Cabeça com outros expoentes da música carioca...

Mas tantas atividades parecem que não vão impedir o curso natural da volta do Farofa Carioca aos palcos.

Antes disso se consolidar, como que numa preparação, a partir de setembro, Seu Jorge vai sair em turnê pelo Brasil com Gabriel Moura para promover "América Brasil", próximo CD de Seu Jorge.

Enquanto não se encontra com Seu Jorge para encarar a estrada, Gabriel Moura tem outro encontro, nesta terça-feira, dia 21, no Carioca da Gema, na Lapa. O músico recebe o ator e cantor Serjão Loroza como convidado especial em seu show.

Gabriel Moura falou com o JB Online sobre o show na Lapa, a turnê com Seu Jorge e volta do Farofa Carioca.

JB Online: Como vai ser esse show com o Serjão Loroza?

Gabriel Moura: Na verdade não é um show com o Serjão. Vai ser um show meu com uma participação especial dele. Este show no Carioca da Gema é um pouco diferente. Eu vou fazer três sets. Começo sozinho, cantando músicas do meu CD, dou um intervalo, volto com o Serjão para cantarmos juntos algumas coisas do trabalho solo dele e algumas parcerias da gente. Depois mais um intervalo e ainda volto para cantar mais!

JB Online: E como surgiu essa parceria entre vocês?

Gabriel Moura: A gente está sempre se encontrando, e eu admiro muito o talento dele, como humorista, cantor, compositor, sua habilidade cênica. O Serjão é uma figura muito querida, e eu sempre achei uma combinação interessante trabalhar com ele.

JB Online: Este show com a participação do Serjão Loroza na verdade faz parte de uma pequena temporada. Como tem sido os shows na Lapa?

Gabriel Moura: Na semana passada tinham muitos turistas, de Pernambuco, de Minas, do Rio Grande do Sul, de Angola, do Chile, da Rússia... E isso vai de encontro com o meu trabalho, que aponta cada vez mais parta o mercado exterior. Uma nova janela para a música brasileira está se abrindo lá fora. Hoje eu vejo que as pessoas estão mais interessadas na música brasileira que não apenas o samba. No meu show eu também toco funk, baião, reggae, música africana, e faz o maior sucesso!

JB Online: A temporada vai até quando?

Gabriel Moura: Termina na próxima semana, dia 28, quando vou receber como convidado o músico Rogê, meu parceiro no 4 Cabeça.

JB Online: E depois, pretende renovar e continuar com esse projeto recebendo convidados?

Gabriel Moura: Não vai dar porque em setembro vou sair em turnê com Seu Jorge. Ele vai estar lançando novo CD, chamado "América Brasil". Eu fiz nove musicas para o disco. Vão ser 40 dias na estrada, de ônibus, do sul até o norte do país. Depois, pretendemos para o ano que vem fazer uma volta do Farofa Carioca porque serão 10 anos da criação do grupo e a gente tem sentido que o público tem pedido muito.

O show de Gabriel Moura com participação de Serjão Loroza, nesta terça-feira no Carioca da Gema, está marcado para começar às 21 horas. O endereço é Avenida Mem de Sá, 79, na Lapa. Mais informações pelo telefone (21) 2221-0043.