Jay-Z lidera lista dos 'reis do hip-hop' da revista Forbes

REUTERS

NOVA YORK - O talento de Jay-Z para ir além do rap, alcançando os executivos da música, moda e outros setores, lhe valeu o primeiro lugar na lista traçada pela revista Forbes dos 'Reis do Dinheiro do Hip-Hop'.

A Forbes disse nestaa quinta-feira, dia16, que Jay-Z, cujo nome real é Shawn Carter, ganhou 34 milhões de dólares em 2006, o ano em que lançou o álbum de retorno "Kingdom Come".

Mas o namorado da cantora Beyoncé ganhou boa parte dessa renda como executivo-chefe da gravadora de Nova York Def Jam Recordings, como dono de uma franquia de bares esportivos e pelos acordos de patrocínio que mantém com a Budweiser, Hewlett-Packard e General Motors, disse a Forbes.

Em março, Jay-Z, 36 anos, vendeu sua grife de moda Rocawear por 204 milhões de dólares, valor que vai novamente colocá-lo nas primeiras posições do mundo musical em termos de lucros em 2007.

O segundo lugar na lista foi do rapper 50 Cent, ou Curtis Jackson. Ele ganhou 32 milhões de dólares com seus empreendimentos, que incluem um selo musical, videogames e uma linha de livros.

Diddy, cujo nome real é Sean Combs, foi o terceiro colocado na lista. Ele é dono da grife de roupas Sean John e de uma colônia que licenciou à Estee Lauder. Diddy é também produtor de televisão da MTV.

Timbaland, ou Timothy Mosley, foi o quarto colocado, com ganhos de 21 milhões de dólares obtidos com colaborações e com o Mosley Music Group, que ele preside.

Dr. Dre, ou Andre Young, conseguiu a quinta colocação na lista, seguido por Eminem e Snoop Dogg, respectivamente na sexta e sétima posição.

A editora associada da Forbes Lea Goldman disse que os astros do hip-hop "compreendem que não se trata apenas de vender álbuns, mas de vender um estilo de vida", disse.

- Por isso, eles investem seus ganhos em impérios de mídia que incluem seus selos de gravação próprios, grifes de roupas, restaurantes e bares.