Agência JB
RIO - Esta terça-feira é o último dia para as inscrições do primeiro MBA em Engenharia de Produção do Entretenimento da América Latina, a ser ministrado no campus da UFRJ da Praia Vermelha. Criado pelo engenheiro José Augusto Kamel, o curso da Coppe-UFRJ pretende mudar a visão do brasileiro sobre a indústria do entretenimento, que deixou de abranger apenas cinema, teatro, novela e futebol, para englobar também a informática, as telecomunicações e a área de marcas e patentes, entre outros.
A área de entretenimento está em plena expansão no mundo e o mercado começa a exigir análises de viabilidade técnica, econômica e humana cada vez mais precisas. Essa indústria movimenta U$ 1,5 trilhão por ano, já representa 3% do PIB americano e cresce mais a cada dia.
- Hoje, o mundo está dividido estrategicamente em relação à produção do conhecimento e do entretenimento: o primeiro mundo produz idéias, conceitos, marcas e impõe a fabricação automatizada dos produtos propriamente ditos aos outros países - afirma José Augusto Kamel, idealizador e coordenador do MBA.
O curso, que terá Heloísa Buarque de Holanda como professora da disciplina 'Cultura Contemporânea em perspectiva', capacitará profissionais de diferentes áreas para o planejamento e o gerenciamento de projetos e serviços da indústria do entretenimento. O objetivo do MBA é profissionalizar um mercado que já existe, mas no Brasil ainda está engatinhando, incentivar a criatividade e a inovação de idéias e, depois, desenvolvê-las para que se tornem oportunidades.
- O Brasil tem na música, na televisão e no carnaval, expressão mundial da sua identidade cultural. É preciso desenvolver o potencial e alavancar oportunidades - diz Kamel.
O assunto, tema do Congresso de Engenharia de Produção do Entretenimento, que acontece em setembro, na UFRJ, tem grande abrangência e importância para as empresas, na opinião de Kamel.
- A engenharia do entretenimento é hoje um grande diferencial nas empresas competitivas, criativas e inovadoras, pois permite solucionar problemas tecnológicos e humanos e descobrir novos entendimentos das oportunidades de negócios capazes de gerar melhores resultados - afirma o engenheiro.
O curso terá 360 horas de aula e começa dia 09 de agosto; as inscrições podem ser feitas até 31 de julho no campus da UFRJ na Praia Vermelha. A taxa de inscrição é de R$ 30 e outras informações podem ser obtidas no telefone (21) 3873-5150 ou no site www.lee.ufrj.br.