REUTERS
LOS ANGELES - O novo filme da série 'Harry Potter' não entusiasmou os críticos, mas milhões de fãs devem ignorá-los e prestigiar em massa o maior lançamento já feito pelo estúdio.
'Harry Potter e a Ordem da Fênix,' quinto episódio da série baseada nos romances do menino-mago britânico, estréia na quarta-feira em 4.285 salas canadenses e norte-americanas e em 44 mercados globais, entre eles o Brasil. O estúdio está distribuindo 22 mil cópias em todo o mundo, disse a Warner na terça-feira.
O lançamento mais agressivo já feito na América do Norte foi o das 4.362 cópias de 'Piratas do Caribe 3: No Fim do Mundo', da Disney.
Com relação à Warner Bros (subsidiária da Time Warner), a 'Fênix' quase dobra seu recorde anterior, que foi colocar 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban' em 24 mercados simultaneamente. Tanta ocupação das salas e tanto interesse dos fãs devem gerar uma boa bilheteria para o novo filme da série, segundo observadores do setor.
Juntos, os primeiros quatro filmes da série Potter arrecadaram 3,5 bilhões de dólares nos cinemas desde 2001.
O site Fandango.com, de venda antecipada de ingressos, disse que a procura pela estréia da 'Fênix' já supera sucessos anteriores desta temporada, como 'Homem-Aranha 3' e 'Piratas do Caribe 3'.
- Esses filmes do Potter são um fenômeno, não só nos EUA, mas mundialmente, e espero plenamente que estes filmes estejam à altura do sucesso de bilheteria dos seus predecessores - disse Paul Dergarabedian, da empresa Media By Numbers, que reúne dados do setor.
Neste filme, Harry Potter, interpretado novamente por Daniel Radcliffe, é visto tendo de defender seu uso da mágica em seu recente confronto com o malvado Voldemort, enquanto seu protetor, o professor Dumbledore, está estranhamente distante.
Dentro de duas semanas, no dia 21, acontece o lançamento do sétimo e último livro da série de J.K. Rowling, 'Harry Potter e as Insígnias Mortais' (título provisório em português para 'Harry Potter and the Deathly Hallows').