Harry Potter enfrenta o mal e angústia teen em 'Fênix'

REUTERS

TÓQUIO - O menino mago Harry Potter luta para ser reconhecido como adulto no filme mais recente da série de enorme sucesso, no qual ele se vê dividido entre o bem e o mal e ainda dá seu primeiro beijo.

'Harry Potter e a Ordem da Fênix', o quinto na série multibilionária de filmes baseados nos livros best-sellers de J.K. Rowling, foi exibido em Tóquio na terça-feira, antes de sua estréia comercial no Japão, este mês, que será a primeira no mundo.

Atacado inesperadamente por 'dementadores' enquanto se atraca com seu primo desagradável Dudley num parque perto da casa deles, Harry derrota os monstros com um feitiço, algo que pode lhe valer a expulsão da escola pelo crime de 'fazer magia sendo menor de idade'.

Harry precisa ter a acusação arquivada num tribunal de Londres antes que possa voltar a encontrar seus velhos amigos Hermione Granger e Ron Weasley em mais um ano repleto de aventuras na escola Hogwarts de magia.

Harry, agora quase adulto, não apenas comanda seus colegas bruxos contra o malévolo Voldemort como passa por um rito de passagem teen, apaixonando-se por uma colega da escola.

Daniel Radcliffe, que fez o papel de Harry em todos os filmes até agora, completa 18 anos em julho e está tentando construir uma reputação como ator adulto fora da franquia Harry Potter. Ele foi elogiado por sua atuação numa produção teatral de 'Equus' em Londres no início do ano.

Mas quem é novo na série é o diretor britânico David Yates, até agora conhecido principalmente por uma série de dramas premiados de televisão.

Com a ajuda de um elenco de atores britânicos famosos, desde Ralph Fiennes no papel de Voldemort até Imelda Staunton como a mandona Dolores Umbridge, a distribuidora Warner Bros. espera repetir o sucesso dos filmes anteriores de Harry Potter, que já arrecadaram 3,5 bilhões de dólares em todo o mundo.

Daniel Radcliffe e os outros dois atores principais da série, Emma Watson e Rupert Grint, vão atuar também nos dois filmes finais da série.

O último livro da série, 'Harry Potter and the Deathly Hallows' ('Harry Potter e as Relíquias da Morte') chegará às livrarias em 21 de julho, e ainda não foi fixada data para o lançamento de sua versão no cinema.