ASSINE
search button

Espanhóis preferem filmes americanos aos nacionais, aponta pesquisa

Compartilhar

REUTERS

MADRI - Uma pesquisa divulgada na terça-feira mostra que a maioria dos espanhóis prefere filmes americanos aos nacionais, dizendo que os feitos no país do diretor premiado com o Oscar Pedro Almodóvar são entediantes.

A pesquisa, da Sigma Dos, revelou que quase 59% dos espanhóis consideram que as produções cinematográficas nacionais são medíocres ou pouco interessantes. Quase 70% disseram que gostariam de ser consultados sobre os subsídios recebidos pelo cinema nacional.

Os filmes americanos atraem quase dois terços do público dos cinemas espanhóis, mas uma lei a ser aprovada ainda este ano pretende instituir uma cota que vai obrigar os cinemas a exibir um filme europeu para cada três produzidos fora da União Européia.

- Na Espanha, os cineastas se concentram na qualidade, apenas pela própria qualidade - disse a jornalistas o professor Emilio Carlos Garcia, da Universidade Complutense de Madri, ao apresentar a pesquisa.

O professor pediu que o Ministério da Cultura faça uma consulta com o público para saber o que ele deseja da nova lei do cinema.

O filme espanhol de maior bilheteria do ano passado foi 'Alatriste', uma aventura co-produzida pela Telecinco que teve a quarta maior bilheteria do ano no país, perdendo para três produções americanas: 'Piratas do Caribe', 'O Código Da Vinci' e 'A Era do Gelo 2'.

De acordo com Garcia, os maiores fãs do cinema espanhol são os espanhóis de renda menor e nível de instrução mais baixo.