Acrópole e Chichen Itza lideram corrida das 7 maravilhas

REUTERS

LISBOA - A Acrópole, em Atenas, e as ruínas maias em Chichen Itza, no México, estão entre os locais mais votados na competição que deve escolher as Novas Sete Maravilhas do Mundo, afirmaram na quinta-feira os organizadores do evento.

Os vencedores do concurso, que termina dentro de um mês, serão escolhidos por meio de uma votação realizada na internet e por telefone, afirmaram os organizadores do New 7 Wonders of the World (www.new7wonders.com). O método é bastante diferente do usado pelos gregos para escolher as Sete Maravilhas originais, mais de 2.000 anos atrás.

Cerca de 50 milhões de pessoas votaram até agora no concurso, criado para elaborar uma lista do século 21 com as maiores obras realizadas pela humanidade. Mas, segundo Tia Viering, porta-voz da organização responsável pelo evento, o resultado continuava indefinido.

A lista dos vencedores deve ser divulgada em Lisboa, no dia 7 de julho

Muitos países estão realizando campanhas especiais para incentivar as pessoas a votarem por determinados locais, afirmou Viering. - Há algumas coisas realmente criativas, fenomenais, acontecendo nas últimas quatro semanas decisivas para o resultado final-.

Um cantor indiano, por exemplo, dedicou uma música ao Taj Mahal, e a equipe de futebol do Brasil pediu às pessoas que votassem no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Entre os dez locais mais populares até agora estão o Taj Mahal e o Cristo Redentor, ao lado do Coliseu, em Roma, da Torre Eiffel, da Grande Muralha da China, Machu Picchu (no Peru), Petra (na Jordânia) e as estátuas da ilha de Páscoa.

Segundo Viering, o número de votos para cada um desses locais continuará sem ser divulgado a fim de que essa informação não influencie o resultado final.

A entidade responsável pelo concurso, que pode se transformar na maior votação mundial da história, foi criada pelo cineasta suíço-canadense Bernard Weber.

Apenas uma das sete maravilhas do mundo antigo continua de pé as Pirâmides de Gaza. Entre os locais da lista original criada pelos gregos, todos situados na região do Mediterrâneo, estavam o Farol de Alexandria e os Jardins Suspensos da Babilônia.