Pinturas inéditas de Frida Kahlo e Rivera são encontradas no México

Agência ANSA

CIDADE DO MÉXICO - Pelo menos cem pinturas inéditas feitas pelos mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera foram encontradas em um arquivo do museu Casa Azul, no bairro de Coyoacán na Cidade do México, informaram pesquisadores nesta quarta-feira.

O acervo veio de um "quarto secreto" que os próprios artistas mandaram fechar e pediram que fosse aberto após sua morte, em um prazo já vencido, afirmaram os pesquisadores.

Na Casa Azul nasceu, em 6 de julho de 1907, Frida Kahlo, que das sacadas da propriedade, testemunhou a luta armada entre as tropas de Venustiano Carranza e do general Emiliano Zapata, uma das figuras mais emblemáticas da Revolução de 1910, junto com o general Francisco "Pancho" Villa.

Frida ficou reclusa nesse imóvel pela primeira vez em 1918, depois de receber o diagnóstico de poliomielite e também foi onde deu asilo a León Trotsky, herói da Revolução de Outubro, exilado do regime soviético stalinista.

Desde o ano passado, uma equipe de pesquisadores trabalha na catalogação do conteúdo de várias caixas com correspondências, manuscritos e documentos que foram guardados por mais de cinco décadas.

Ali foram achados os traços íntimos da pintora, os papéis que conservam a memória de uma etapa a mais de sua vida de luta neste casarão, hoje transformada no Museu Frida Kahlo.

Hilda Trujilo, diretora do museu, anunciou que os detalhes das obras se tornarão públicos em 27 de junho.

A descoberta se tornou o maior acontecimento dentro das festas de escala internacional do centenário do nascimento de Frida.

As celebrações começaram formalmente em 13 de junho com a inauguração no Museu de Palácio de Belas Artes da exposição "Frida Kahlo, 1907-2007: homenagem nacional".

O museu da Casa Azul foi inaugurado em 30 de julho de 1958.

A perita de arte Raquel Tibol, especializada no estudo da obra de Frida Kahlo, declarou que os pesquisadores do Instituto de Investigações Estéticas da Universidade Nacional Autônoma do México estão descobrindo muito no local.