Hino espanhol ganhará letra para poder ser cantado por atletas

REUTERS

MADRI - O hino nacional da Espanha poderá finalmente ganhar letra, após reclamações de atletas que querem alguma coisa para cantar em grandes eventos esportivos.

Os atletas espanhóis costumam abraçar-se, cantarolar a melodia ou olhar para o céu em silêncio quando é tocado o hino nacional de seu país, conhecido como a Marcha Real. Isso os deixa em desvantagem comparado aos outros países cujos hinos têm letra.

A Espanha tem um dos hinos nacionais mais antigos do mundo, datando do século 18, mas o hino nunca teve letra.

Atendendo a uma sugestão do Comitê Olímpico Espanhol, a oposição conservadora anunciou na segunda-feira que vai submeter ao Parlamento um projeto de lei que pede a criação de um comitê para criar uma letra para o hino, no prazo de três meses.

- O comitê proporá a letra, e esta deve ser aprovada pelo Parlamento-, disse o líder do Partido Popular, Mariano Rajoy.

A proposta ganhou o apoio antecipado de um integrante de alto escalão do governo: o ministro das Relações Exteriores, Angel Moratinos, prometeu cantar com paixão qualquer letra que o hino venha a ganhar.

Mas pode não ser fácil criar uma letra para o hino de um país profundamente dividido em relação ao status de suas diversas regiões, sendo que algumas, como o País Basco, têm línguas próprias.

Alguns anos atrás o ex-primeiro-ministro José Maria Aznar pediu a um grupo de poetas e escritores que criasse letra para o hino, mas não foi possível chegar a um acordo quanto a ela.