ASSINE
search button

Local de férias de Lennon realiza festival em sua homenagem

Compartilhar

Agência JB

LONDRES - O pequeno povoado escocês onde John Lennon passou suas férias quando era criança vai realizar um festival em homenagem do ex-Beatle. Dos nove aos 13 anos Lennon (1940-1980) passou as férias de verão em Durness, uma pequena localidade de apenas 356 habitantes no litoral norte da Escócia.

Em 1969, o astro retornou ao povoado com Yoko Ono e seus filhos e, durante a viagem, sobreviveu a um acidente de trânsito. Agora, o John Lennon Northern Lights Festival reunirá membros da família do artista, como sua meio-irmã Julia Baird e seu primo Stan Parkes, além de músicos, pintores e poetas de todo o Reino Unido entre os dias 28 e 30 de setembro, anunciaram hoje os promotores da iniciativa.

- Durness realmente encantava John - declarou Baird em um comunicado divulgado pelo escritório de turismo da região de North Highlands.

- Não se trata de explorar sua fama, trata-se de celebrar o que sua inspiração foi. É por isto que muitos artistas e membros da família de John apoiaram este evento - explicou o primo do músico de Liverpool.

- John era mais que um músico. Ele gostava de pintar, desenhar e escrever em Durness e isto será refletido nas artes presentes no festival - afirmou.

Entre os artistas que participarão do festival, destaca-se o britânico Peter Maxwell Davies e a banda Nizlopi. O pintor Peter Howson organizará uma exposição sobre Lennon em Durness, onde estarão os poetas John Cooper Clarke, Carol Ann Duffy e Michael Horowitz. O evento também conta com o apoio do dramaturgo Alan Bleasdale.

- Estes será um dos festivais mais excepcionais já realizados no país - garantem os organizadores.

As entradas, que estarão à venda a partir de sábado, custarão £ 25 para um dia e £ 60 para todo o evento. Lennon passou momentos muito felizes em Durness, povoado que foi uma de suas fontes de inspiração para a canção 'In my life'. Inclusive, pouco antes de ser assassinado no dia 8 de dezembro de 1980 por um admirador chamado Mark David Chapman, pediu aos familiares que tentassem comprar Durness. Os organizadores anunciaram o festival exatamente um mês antes da comemoração do 50º aniversário da primeira aparição pública de Lennon e do 40º aniversário do álbum 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band'. O único monumento em homenagem a Lennon na Escócia fica em Durness, onde um jardim lembra os vínculos do músico com a região.